Muita gente busca fazer exercícios físicos visando uma vida funcional e saudável, mas muitas dessas pessoas encontram na atividade física uma oportunidade de emagrecer e colocar o corpo em forma.

Nesse contexto surge uma infinidade de técnicas como alternativa aos tradicionais exercícios aeróbios, onde o treino HIIT têm se inserido e tem sido uma das principais, por exemplo, para quem deseja emagrecer.

Exercícios Intervalados de Alta Intensidade

A sigla HIIT é originária da língua inglesa e significa High Intensity Interval Training. Criada nos Estados Unidos e muito conhecida internacionalmente, a técnica consiste na prática de exercícios intensos capazer de provocar grandes alterações no metabolismo humano, aumentando assim, o gasto calórico e o emagrecimento.

Segundo os criadores do método, o corpo humano é capaz de sentir os efeitos metabólicos e queimar mais calorias mesmo 48 horas após a realização dos exercícios.

No Brasil já existem sistemas de treinos focados no treinamento HIIT. O mais conhecido deles é o sistema Queima de 48 horas, ou sistema Q48, criado pelo personal trainer Vinícius Possebon, que promete resultados de um ano de exercícios aeróbios em apenas 8 semanas de treino HIIT.

Outro bastante difundido por aqui é o programa de emagrecimento Corpo de 21, desenvolvido pela fisioterapeuta Olívia Andriolo. Ambos são muito parecidos e prometem os mesmo resultados.

Para quem é indicado o treino HIIT?

O treinamento HIIT não pode ser praticado por qualquer pessoa, pois requer algum condicionamento físico. Uma tática a ser usada neste tipo de treino é a organização por níveis intensidade.

Muitos profissionais dividem nos níveis iniciante, intermediário e avançado a fim de possibilitar que quaisquer pessoas, mesmo as mais sedentárias, possam iniciar de forma mais leve o treinamento HIIT e depois ir incrementando sua aptidão e o nível de intensidade.