Olá galera do 9º ano! Nesta unidade vamos discutir o que foi a Ditadura Militar e suas consequências. Leiam com atenção o texto abaixo e reflita. Em breve, responderemos questões sobre este assunto. Um super beijo, Pró Nady Jataraiba.
Ditadura Militar no Brasil - 1964 - 1985
O Regime militar foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.
A Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país.
Os presidentes do Brasil na época da Ditadura Militar foram:
Humberto Alencar Castelo Branco (1964-1967)
Um dos principais arquitetores do Golpe Militar de 1964. Castelo Branco tornou-se o primeiro presidente do Regime Militar.
Em seu governo Castelo Branco declarou ilegais todos os movimentos contrários a revolução de Março. Através do SNI (Serviço Nacional de Informações), as pessoas suspeitas de envolvimento com os movimentos de esquerda foram presas e torturadas pelo governo.
O maior desafio de Castelo Branco como presidente foi combater a inflação. Para isso ele criou medidas econômicas de efeito impopular.
Artur da Costa e Silva (1967-1969)
Eleito em 3 de Outubro de 1966, através do voto indireto, Artur da Costa e Silva tomou posse da Presidência da Republica em 15 de Março de 1967. Em seu governo foi promulgada uma nova Constituição Brasileira.
Durante o governo Costa e Silva as manifestações contrárias a ditadura cresceram. Em resposta o governo criou o Ato Adicional N5 que cassou inúmeros mandatos de políticos contrários a ditadura.
Artur da Costa e Silva exerceu somente meio período de seu mandato. Por estar doente, ele foi afastado do governo. Com a ausência do presidente, o governo foi entregue a uma junta militar.
Em Dezembro de 1969 Artur da Costa e Silva venho a falecer deixando vago o cargo de presidente.
Emílio Garrastazu Médice (1969-1974)
Com a morte de Costa e Silva, a junta militar que assumiu o Governo do Brasil recusou-se a entregar a presidência para o vice do presidente falecido. Os ministros militares decidiram eleger Emílio Médice como novo Presidente do Brasil.
Foi no Governo Médice que a economia brasileira chegou ao seu maior nível, o chamado Milagre Brasileiro. Grandes obras foram realizadas como a Transamazônica e a Ponte Rio-Niterói.
Insatisfeitos com o Regime Militar os opositores do governo criaram a esquerda armada. Com a ajuda logística dos Estados Unidos o governo militar conseguiu dizimar estes movimentos.
Ernesto Geisel (1974-1979)
No Governo Ernesto Geisel iniciou-se a abertura política do Brasil que, segundo ele seria lenta e gradual. Durante o governo Geisel o crescimento econômico do Brasil já não era o mesmo, contrário a inflação que crescia mais e mais.
João Batista Figueiredo (1979-1985)
O Governo Figueiredo caracterizou-se pelo processo de redemocratização do Brasil. Foi concedido a anistia aos presos políticos e reestabelecido as eleições diretas para governadores.
João Batista Figueiredo se tornaria o ultimo presidente do regime militar. Pressionado pelas Diretas Já, a Ditadura Militar estava com os seus dias contados.
Através da Emenda Dante de Oliveira a oposição exigiu a realização de eleições diretas para o cargo de presidente.
Esta emenda não foi aprovada mas mesmo assim através do Colégio Eleitoral, foram realizadas eleições que elegeram pelo voto direto Tancredo Neves como presidente do Brasil.
Termina assim o Regime Militar, período da história brasileira onde a ordem foi mantida através de torturas e exílios.
Fonte:
http://www.sohistoria.com.br/ef2/ditadura/
http://www.historiatecabrasil.com/2010/05/o-golpe-de-1964-e-o-regime-militar.html


152 comments
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Laiana Oliveira 8B
Adriele Santos 9A
Adryel santiago 8a
Tainara Teixeira 8 C
Bruno Santos Rodeiro 9ºB
Respostas
Erika silva 8ª C
Bom a Ditadura Militar o povo não escolhia os presidente e nem governadores e Congresso Nacional não podia controlar os generais presidentes.Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
ditadura
André lucas 9 ano A
Amanda 9ºC
hanna souza 9º c
Lucas 9°C
A ditadura restringiu o exercício da cidadania e reprimiu com violência todos os movimentos de oposição.
Fabiana Lopes 9º C
Michael Gomes 9° B
Layla Menezes 8B
Tainara Teixeira 8 C
Adriele Iasmin 8° C
Luizmar 9º
Suzan 9ºA
Se em nossa bandeira esta escrito ordem e progresso. Cadê a ordem o respeito que foi perdido naquela época. O Brasil ficou estagnado parou de crescer pois vários países romperam com o Brasil justamente com o que estava havendo aqui dentro do nosso país. Livros que eram publicados eram censurados, vários autores tiveram muitos prejuízos por não ter como vender seus livros pois a censura o censurava. O país parou de crescer, parou de se desenvolver. Ainda mais varias vidas e famílias foram destruídas por prisões e mortes.
Opinião própria: Para mim esta época foi a pior que o nosso país pode ter vivido. Nenhum principio foi respeitado.
Milena 9º A
LILANE KELEN 8ªA
Laís 9º A
Tô de OLHO!
mateuspaim [9º A]
Kelvin Santos, 9° ano B
Eles mesmos (governantes) nem pensar! Achavam-se acima da lei.
Haila dos S. 9º B
Não tivemos ordem porque o povo queria liberdade, queriam ter a possibilidade de lutar pelas coisas que queriam e achava que era o bom para eles, mas a ditadura era contra isso e em contradição repreendia quem fazia rebeliões nas ruas. Mas o povo não tava ligando se iam haver repreção depois de lutar pelo seu direito de cidadão seja pra lutar pelas inflações que subiam ou para lutar pelo direito de votar e os militares não conseguiam dominar a opinião do povo.
Em relação ao pregresso houve sim, pois antes da ditadura o Brasil livrou os países estrangeiros de explorar sua riqueza petroquímica, desde então no tempo ditadura foi criadas indústrias de muita importância para a economia, às pessoas que não tinha muito dinheiro já tinham algumas coisas em casa que em outro tempo não poderia ter, foram criados importantes projeto entre outras coisas boas, mesmo o país tendo entrado em uma crise. O Brasil cresceu entre altos e baixos, conseguindo democracia de volta para o seu povo.
Vinicius Barbosa 9°A
nayara 9ºA
LEONARDO OLIVEIRA 8ªB
o Brasil da época não tinha progresso pois pregresso significa:"prática ou efeito de progredir,progressão.marcha ou movimento para diante..." em outras palavras um pais que progride é aquele que mantem sua economia forte com isso mantendo seu crescimento industrial e o Brasil da época não tinha uma economia instável e a infração só fazia subir.
a ditadura militar foi um momento de caus no pais .
Jessica Miranda 9º C
Inara 9°B
marcelo augusto 8 B
teve momentos bons e ruins e voltou a ser um pais democrático, gerando democracia aos povos brasileiro.
Maryeen Puridade 9º B
Inara Karolyne 9ºC
Tô de OLHO!!!!!!!!!!!!!!! 2
Bjs, Pró Nady.
Lilian Gabriella 8ª C
O regime sempre passava a imagem de que o Brasil estava caminhando para o certo e tudo graças ao governo militar. Querendo sempre ficarem bem na mídia e se passarem por bons, quando na verdade não eram.
Hemilly Sobral 9º B
Mas, de um certo ponto de vista houveram sim, alguns progressos, como por exemplo, as indústrias que foram criadas, e até "importantes" para a economia brasileira. Sendo assim, tivemos progresso em partes, e nada de ordem.
Brunna Luine 9ºC
bruno moraes 8 serie B
Isto não é ordem e progresso é imposição que deveria se aceita a todo custo.
Karen Nascimento 9º C
Vanessa de Jesus dos Santos 9°c
Jandiellen 9 ano A
Ordem e Progresso significa obedecer as normas, as leis e lutar pelas melhoras de condição de vida do pais, portanto pode-se afirmar que no período do regime militar não houve ordem e progresso.
Camila Barbosa 8ª/9ºano B
No início do regime, os militares realizaram uma operação para verificar os suspeitos que estivessem ligados ao antigo governo ou a algum tipo de subversão. Foram tantas pessoas presas, que os presídios que existiam não foram suficientes. Com o AI-5, os jornais passaram a ser mais censurados e com a falta de divulgação da violência, os fatos de tortura tornaram-se cotidianos.
Além disso, crianças sofreram torturas e o regime também foi responsável por centenas de abortos que ocorreram em mulheres.
Milena Rocha 9° ano B
Hilana Duarte 8ª C
Luana Rayane 9° ano A
No ano de 1964 militares e republicanos decidiram colocar há população brasileira o progresso o que precisaria de “ordem”, ou seja, todos deveriam respeitar e aceitar as regras impostas pelo governo, qualquer protesto era visto como sinal de contrariedade ao progresso brasileiro. Começa então a ditadura militar.
Nesta ditadura caberia ao Estado manter a "ordem interna a qualquer preço" mesmo que para isso fosse necessária à repressão violenta, mortes ou censura que marcariam esse como um dos piores períodos da política brasileira. No entanto não houve “ordem” nem ao menos “progresso” durante a ditadura militar.
Laísa Mariana 9ª C
Kalyane Alves 9ª A
Jaine Neres 9ºB
Milena Costa 9ºC
Mylena Brito 9ºC
Wine Santos 9°A
Bruna Costa 9° A
Rafaella Arcanjo, 9º ano C.
Liamara dos Santos 9°anoB
Isaque de Santana. 9° ano C
Juliana Mota/ 9º ano C
Lucas Mascarenhas 9°C
Os militares praticavam a censura, e tudo o que falava mal de seus governos, como oposição, era retirado da mídia e de circulação. Apesar de toda a crueldade a que o Brasil foi submetido no período da Ditadura Militar, várias mudanças positivas ocorreram na economia, com o alto desenvolvimento do país.
Hemilay França 9°C
Evelin Alemeida 9° B
Eles mesmo (governantes) nem pensar! Se acham acima da lei. Progresso? Piada!!! Enquanto o velho mundo ainda tem espaço para mais e mais avanços, nós paramos no tempo há mais de 5 anos. Nem trens, nem estradas, nem internet com a velocidade vista nos EUA.
Winny Pinheiro 8C
Lavínia Amorim 9°C
O golpe militar ficou marcado em 1964 na serie de enventos que foi ocorrido nesse período de março.
Fernanda Santos Mendes 9° C
Jullyana Vilas Boas 8ªC
Lorena Machado 9º C
Atividade 2
Atividade 2. Bruno Santos Rodeiro 9B
Lilane Kelen 8ª A/ Atividade 2
Amanda Milena 9ºC- Atividade 2
Laiana Oliveira 9ºB
2 º PERGUNTA: Bem, a imagem retrata a falta de liberdade de expressão, pois se pararmos para analisar, nas mangas do personagem que tampa os olhos e boca do cidadão está cobertas de letras, ou seja, o cidadão não poderia nem ver e tão pouco falar o que estava acontecendo. Como isso poderia acontece? Por a (Divisão de Censura de Diversões Públicas) ser uma divisão criada especificamente para fiscalizar todo tipo de movimento ou expressão artística, as pessoas não tinham a liberdade de se expressar, pois os cidadões que se expressavam,apresentando seus pontos de vista sore determinados assuntos (politica,religião etc..), os militares os jugavam. E chegou até mesmo ao ponto de criar o “Conselho Superior de Censura”, para que pudessem julgar mais rapido qualquer um que desrespeitasse a lei.
Portanto, no meu ponto de vista a imagem retrata que os cidadões estavam sendo impedidos de se expressar por causa da opressão que os militares faziam!
Inara Lima */-9°B
A censura na ditadura militar ,funcionava da seguinte maneira. Tudo o que os militares autorizavam poderia ser vinculado a mídia,por exemplo:
Música,matérias jornalísticas,peças teatrais,etc.Tudo deveria antes ser visto por uma pessoa ligada aos militares ,para ver o teor da mesma.
A liberdade de expressão é a forma mais democrática de expressarmos nossas idéias e opiniões. Por isso, em 1968, o Governo Militar (que tomou o poder em 1964) criou o AI5 (Ato Institucional nº5) que eliminava liberdades individuais como ir e vir, ter opinião aberta, manifestações na rua e mais importante: colocava um censor em cada jornal e revista para avaliar o que poderia ser publicado ou não.
Lucas 9°C . 2 Pergunta
Juliana Mota/ Pergunta 2 9º ano C
O golpe militar ficou marcado em 1964 na serie de enventos que foi ocorrido nesse período de março.
Pergunta 2, Maryeen Puridade 9º B
Marcelo Augusto 9 B
LEONARDO OLIVEIRA 8ªB pergunta 2
a população brasileira não podia expressar seus sentimentos,não podia protestar e deveriam fingir que não ouviram certas coisas:pois se fizessem alguma coisa contra o governo iriam ser presos,torturados e mortos pelo regime.
Pergunta 2
Quem mais sofreu com a censura do governo foram os músicos da época, pois não podiam transforma em música o que acontecia em sua vida, mas a maioria faziam suas letras de usando outras palavras para falar algo que acontecia naquele momento de que não fossem censurados, os jornais e meios de comunicação também não podiam escrever ou colocar no ar coisas que o governo não gostasse. Haila dos S. 9º B
Inara Karolyne 9ºC - Atividade 2
Atividade 2 - Milena Santos 9º A
Winny Pinheiro 8C
Karen Nascimento 9º C/ Pergunta 2
Jullyana Vilas Boas 8ªC - Pergunta 2
Muitos cantores expressavam o ódio, a raiva da ditadura através de músicas, que acabavam sendo censuradas também, então eles
criavam músicas com duplo sentido falando mal daquele regime. O povo deveria ficar calado, como se estivesse tudo bem, tudo
perfeito, como se eles não sofressem.
Atividade 2
Atividade 2
Atividade 2
Lavínia Amorim 9°C
Pergunta 2
Michael Gomes 9° B atividade 2
Jessica Miranda 9º C (Atividade 2)
Atividade 2
Fabiana Lopes 9º C - Atividade 2
Atividade 02:
Atividade 2 Lorena Machado
Cristiane Silva. 8ª B
atividade 2 (Ronielly Icaro)9º C
Evelin Alemeida 9° B Atividade 2
E como objetivo eles nao queriam que o povo se expressassem pois iriam acabar afetando o governo de alguma forma!
Evelin Alemeida 9° B Atividade 2 (complemento)
Hemilay de França 9ºC Atividade 2
Atividade 02 - Jaine Neres 9ºB
Alana Rodrigues .
Wine Santos 9°A Atividade 2
Camila Barbosa 9º B
Atividade 2
(Não respondi no prazo certo, pois não sabia que tinha sido lançada outra pergunta neste assunto)
Atividade 2
(Não respondi no prazo certo, pois não sabia que tinha sido lançada outra pergunta sobres este assunto)
Kelvin Santos, 9° ano B '' Pergunta 2 "
Ridícula situação que prejudicou muitos e enganou milhões.
Felizmente isso acabou em 1978 quando a Anistia começou a valer para tantos que fugiram do país vítimas de militares. Alguns pagaram com suas vidas. A censura federativa coibiu mais de seiscentos filmes, quinhentas peças teatrais, a editoração de vários livros e a inclusão de assuntos essenciais para a carreira escolar das crianças, sem falar do sem número de músicas.
ATIVIDADE 3 - MILENA SANTOS 9ºA
Atividade 3. Bruno Santos Rodeiro 9B
Me embriagar até que alguém me esqueça, retrata o assassinato de um aluno de uma universidade que foi morto dessa maneira trágica.
Atividade 3
Vanessa de Jesus 9°c
Kelvin Santos, 9° ano B ''Pergunta 3"
Pergunta 03 - Jaine Neres 9ºB
A censura proibia qualquer tipo de mídia ou que as pessoas falassem mal do governo. Quem contrariasse essa ideia poderia ser preso, torturado e morto por militares.
Pergunta 3- Inara Lima 9°B*
Karen Nascimento 9º C/ Pergunta 3
Michael Gomes 9° B atividade 3
Lilian Gabriella 8ª C Atividade 3
Atividade 3
Chico Buarque escreveu a música “cálice” com base em fatos que recebia por meios de cartas, em cada estrofe há um significado sobre as coisas que ocorriam no cotidiano das pessoas durante o regime. A letra fala sobre se calar ou silêncio e não do cálice da igreja, isso era o que aconteciam com as pessoas já que não podiam falar às coisas que queriam devido à repressão e a tortura então elas ficavam caladas, fala também que as pessoas poderiam ficar em silêncio mais nunca iria deixar de lutar pelas coisas que queriam e por ultimo ele cita sobre a morte de um garoto que foi levado para uma pista de um aeroporto e foi arrastado até a morte com o escapamento do carro preso em sua boca.
Haila dos S. 9º B
Atividade 2
Nady
Beijos Suzan 9º A
Atividade 3
Atividade 3
Atividade 3 - Fabiana Lopes 9ºC
Vandré relata este ato, ato de amor, sem violência, onde sabemos que obteremos resultados, ato por meio do qual podemos mudar a história do país.
Atividade 3
1º trecho da musica: Ele pede para que está censura acabe dizendo “Pai afasta de mim este cálice” além disso ele se refere também a violência quando ela fala “vinho tinto de sangue”.
2º trecho da musica: Ele faz algumas perguntas à sem mesmo dizendo “como se bebe desta bebida amarga” que nada mais são as batalhas travadas entre militares e população. Ele não entende o porquê de tanta força bruta não entende o porquê de tanta violência e enganação.
3º trecho da musica: Ele fala mais uma vez sobre o silêncio que é injusto e que o atormenta diversas vezes. A falta de liberdade de expressão a violência.
4º trecho da musica: Novamente ele toca no assunto do silêncio da falta de liberdade de falar. Ele se pergunta diversas vezes na musica o por que que isso tudo esta acontecendo o por que calar a boca das pessoas sem deixar elas se expressarem e se quer poder definir o que fazer de suas vidas.
5º trecho da musica: Ele fala que ele mesmo quer definir o que fazer de sua vida. Ele acha que a vida ainda irá rela-lo muitas coisas. Ele quer nada mas nada mesmo que a sua própria liberdade.
Camila Barbosa - Atividade 3
O cálice ao qual ela se refere é uma espécie de metáfora com o cálice de Jesus Cristo: O Vinho comparado ao sangue amargo em dor e traições de pessoas assassinadas por querer serem livres.
Pessoas eram assassinadas ou tinham de sair de casa escondidos e assim continuarem por becos, vielas e até buracos...Os apartamentos que moravam eram chamados de "aparelhos" funcionavam quando o tal SNI/DOICODI pegavam como verdadeiros túmulos.
"...que adianta ser filho da santa..." talvez ele estivesse fazendo referencia a alguns membros da Igreja Catolica.
Inara Karolyne 9ºano C - Atividade 3
Gabriel Reis 9º Ano A - Atividade 3
Erika Silva 8ªC - Atividade 3
Atividade 3
A musica diz que ele que viver, ser livre poder fazer oque quiser, poder se expressar.
Atividade 3 / Juliana Mota 9º ano C
Tainara Teixeira 9° ano C / Atividade 3
Hemilly de Sena Sobral-- Pergunta 3
Jullyana Vilas Boas 8ªC / Atividade 3
cálice que ela se refere é sobre a censura ocorrida na época
da ditadura militar, de não poder se expressar tendo o duplo sentido de "cale-se".
"Mesmo calada a boca resta o peito" A boca está em silêncio, pois a censura não deixava o povo se expressar, então restou
somente o peito para sentir as dificuldades que eles passavam.
"Tanta mentira, tanta força bruta" Utilizado também na época da ditadura militar a tortura, a ameaça para quem ousasse se expressar contra a ditadura.
A música expressa a censura e todas as outras dificuldades que o povo sofria.
Atividade 3 / Winny Pinheiro 8C
Atividade 3
No trecho "Como é difícil acordar calado. Se na calada da noite eu me dano. Quero lançar um grito desumano. Que é uma maneira de ser escutado. Esse silêncio todo me atordoa.” retrata a censura e repressão, o ato de não poder falar, a falta de liberdade de expressão. "Pai! Afasta de mim esse cálice. De vinho tinto de sangue" o trecho fala de toda dor que a violência causara em todas as pessoas e que fosse toda essa opressão fosse afastada. "Quero cheirar fumaça de óleo diesel (Cale-se!). Me embriagar até que alguém me esqueça (Cale-se!)." neste trecho o compositor expõe uma das formas de tortura que um jovem sofreu e foi morto por reivindicar seu direito, antes deste jovem morrer ele foi torturado e obrigado a colocar a boca no escapamento de um carro, assim inalando todo o óleo diesel, e também foi arrastado pelos carro. Milena de Jesus Costa 9ºC
Atividade 3 / Isaque de Santana 9°C
Atividade 3- Maryeen Puridade 9º B
Atividade 3- Jessica Miranda 9º C
Bruna Costa/ Atividade 3
Quando paramos pra pensar no real significado que as palavras podem trazer, percebemos instantaneamente que a palavra CÁLICE na junção desta belíssima música quer realmente dizer CALE-SE, que se refere a opressão tosca vivida pela população na ditadura militar. Pode-se ver também que chega um momento na música que marca bastante, onde se da a impressão de sufocamento, que de tanto lutar chegou uma hora que cansa de ver tanto sofrimento, angústia, tristeza.
E no final depois de parar e refletir, mais do que nunca reafirmei meus conceitos de que realmente a ditadura militar foi um dos piores episódios que o Brasil vivenciou, sera que realmente foi necessário tudo aquilo? toda aquela violência? toda aquele ação desumana? Acho que não!
Lavínia Amorim 9°C
O depoimento de Dilma demonstra toda a opressão sofrida por ela e por seus companheiros.
LEONARDO OLIVEIRA 8ªB atividade 3
a música foi um meio muito importante na reconstrução do país em meio a ditadura militar.os músicos não falavam diretamente ,mas sim por meio de mensagens subliminares o que acontecia nesta nação ,e assim quem entendesse a mensagem vinha para as ruas "machar" . um exemplo é a música "cálice" de chico Buarque que por meio de duplo sentido fala da violência,das torturas e da opressão que o regime impunha sobre a população.
Atividade 03:
Lucas 9°C (Atividade 3)
Atividade 3
Atividade 3
atividade 3 (Ronielly Icaro 9ª c)
Bruno Moraes 8 série B / atividade 3
A censura fazia com que fosse ter uma impossibilidade de se manifestar. As músicas de Chico são metafórica, muita das vezes difícil de entender, tendo ricas figuras de linguagem para que pudesse se expressar o que ele sentia sem correr o risco de sofrer tortura.
ERAMOS FELIZES E NÃO SABIAMOS.
PS - na adolescencia tambem fui iludido pelo carisma desse pessoal, fui militante de esquerda, e me envergonho disso !
A Intervenção militar no Brasil
As DEZ maiores usinas hidrelétricas. foram construídas pelos militares incluindo a Usina de Itaipu. como exemplo, mais a ponte Rio Niterói,
QUANTAS FERROVIAS FORAM CONSTRUÍDAS DE 1985 PARA CÁ?
O Brasil chegou a construir na época dos militares a 2ª maior malha ferroviária do mundo.
QUANTOS KM TEMOS HOJE?
Alias esse foi o maior espetáculo de ILUSIONISMO DO MUNDO. SUMIRAM OS TRILHOS, OS VAGÕES, AS LOCOMOTIVAS E ATÉ AS ESTAÇÕES.
Os militares ampliaram o MAR TERRITORIAL BRASILEIRO DE 12 MILHAS PARA 300 MILHAS (No objetivo de não deixar o estrangeiro levar nosso petróleo e nossos peixes)
O governo atual está pronto para diminuir nossa extensão territorial entregando terras às nações indígenas e a FARC para que se crie um novo país dentro do Brasil.
SERÁ A PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DO BRASIL QUE UM PRESIDENTE DIMINUI O TAMANHO DO BRASIL..TODOS OS OUTROS PRESIDENTES FIZERAM O CONTRÁRIO.
Com os militares chegamos a ter a MAIOR INDUSTRIA NAVAL DO MUNDO.
Hoje nem barquinho de pesca fabricamos.
Os militares fabricaram as primeiras plataformas marítimas de exploração de petróleo.
A EMBRAER teve todo seu desenvolvimento com os militares. Nenhum governo ousou fazer planejamento e investimentos de tamanha qualidade como o governo militar,,,a Consolidação das leis trabalhistas foi um marco da ditadura, ,,, A Educação só fez cair de qualidade. Posso falar isso, pois ainda estudava na época da ditadura militar. Antes, estudar em escolas públicas era pros melhores, aqueles que conseguiam passar, como hoje ainda existe nas Universidades. Depois, a Educação foi deixada de lado. certamente vc desconhece o avanço dos militares no poder, e esta gostando dos civis que entregaram todos os elementos que foram criados pelos desenvolvimento do nosso Pais. Que eles os civis entregaram aos estrangeiros, em troca de uns míseros dólares.
Vc desconhece a tecnologia criada pelos militares, dê uma olhada de leve nos anos 1964, até 1986,e veja o que foi criado.
Depois veja o que os civis fizeram até hoje, entregaram por um punhado de dólares a Amazônia alguns estados onde se encontram varias montanha de minérios aos estrangeiros tá. Diante do que se tem hj aí, os militares eram sinal de progresso sim. Diante desse desgoverno despreparado e corrupto até o último fio de cabelo, a ditadura deixa saudades sim e como deixa. Uma questão de moral mesmo. hj o país num é respeitado e sim tratado como um idiota mesmo devido seu representante. Tempos bons aqueles em que em nosso país era muito mais sério e não tinha tanta coisa errada. Quem errava e se confrontava com a lei era punido nos rigores da mesma, justiça realmente justa e quem desobedecia e desrespeitava tinha que pagar pelos erros,
Bom, vou parar por aqui e deixar essa petralhada exalar o mau cheiro do Brasil.
A POSTERIOR:
O MAIS ENGRAÇADO É QUE TODOS OS QUE DIFAMAM OS MILITARES NÃO VIVERAM NAQUELA ÉPOCA, COM EXCEÇÃO DOS TERRORISTAS QUE HOJE SE APOSSARAM DA POLÍTICA DO BRASIL E NÃO DEIXAM A VERDADE VIR À TONA.
Conheçam toda verdade a respeito do que realmente houve em: Verdades e mentiras sobre o Golpe de 1964
Sim, os cristãos foram condescendentes com o movimento de 1964, mas, para entender essa atitude, é preciso saber o que o governo Jango estava fazendo à época para provocar essa reação radical da sociedade brasileira, e pelo que lutou realmente esse movimento de deposição, para, então, finalmente, entendermos porque não apenas os evangélicos, mas todos os setores da sociedade civil brasileira e a maioria da população, apoiaram a deposição de Jango. Não, não concordo com golpes de Estado, mas, ao conhecer a conjuntura do movimento de 1964, dá para entender as razões pelas quais a grande maioria da população não viu aquele movimento como um mal.
Sim, os Cristãos também foram condescendentes com a Ditadura Militar que veio depois (embora, neste caso, relativamente), assim como a maioria esmagadora da população daquela época apoiou o regime (especialmente no período de 1964 a 1982). Mesmo preferindo obviamente a democracia à ditadura, os Cristãos agiram assim porque sabiam que seu papel, não era partir para o confronto com os militares em prol da democracia, assim como a Igreja Primitiva não se engajou em nenhuma luta pela derrubada do Império Romano, nem mesmo quando Roma passou a perseguir os cristãos a partir do final dos anos 60 da Era Cristã. Os Cristãos sempre foram ordeiros e, como povo ordeiro, diferentes dos Comunistas, e não poderiam coadunar com badernas, guerrilha, desordem e movimentos que tentavam derrubar o regime pela força. E em sua esmagadora maioria, não compactuavam com as teologias esposadas pelos que se opunham ao regime em nome da “fé cristã” (refiro-me à Teologia da Esperança, ao Evangelho Social e à Teologia da Libertação, que levaram seus adeptos a confundirem socialismo com fé cristã e a muitos deles entrarem para a guerrilha). Carlos Carvalho Junior.
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