єѕѕє вℓσg ƒσι cяιαdσ ραяα αℓυиσѕ dσ 9 αиσ в dσ ѕєѕι cαиdєιαѕ. мυιтσ σвяιgαdσ.
Linguagem informal da internet pode prejudicar textos formais do vestibular
April 20, 2012 - No comments yet
A velocidade e o dinamismo das redes sociais, entre outras características próprias dessas ferramentas de comunicação, fez com que seus adeptos se adequassem às novas terminologias, abreviações, sinais e outras maneiras de interagir com os demais. KKK, VC, ABS, TKS, LOL, OMG, \o/ e ;-) são alguns exemplos do que se escreve e se vê por aí. Se por um aspecto todo esse invencionismo se transformou em alvo de críticas dos mais conservadores, por outro há quem o defenda.
“É um primeiro passo para entender que a comunicação por escrito tem características próprias, diferentes da comunicação oral”, diz o professor de língua portuguesa Antonio Carlos Olivieri, criador do site Página da Redação (www.paginadaredacao.com.br), que treina a produção de textos pela internet. Para ele, as redes sociais podem contribuir com a redação porque, basicamente, as pessoas se vêem diante da necessidade de se comunicar por escrito.
No entanto, ele defende a necessidade de compreender a diferença entre bater-papo num chat, postar uma mensagem no facebook, no twitter ou num blog e fazer uma dissertação formal como a que é exigida nos exames vestibulares e no Enem. “Geralmente, os alunos não têm essa consciência, não conseguem perceber o que é exigido e não sabem construir linguisticamente o texto formal que é uma dissertação. É com isso que devemos nos preocupar”, diz Olivieri. Para ele, a linguagem das redes sociais é informal e não exige a profundidade e a lógica de um texto dissertativo.
Fonte : Ex-Libris Comunicação Integrada
De boa com a Coreia
April 19, 2012 - No comments yetCoreia do Norte divulga imagens de lançamento fracassado de foguete Lançamento provocou alarme na comunidade internacional. Também nesta quinta, Índia anunciou lançamento de míssil nuclear. Do G1, com agências internacionais
Comente agora A Coreia do Norte divulgou nesta quinta-feira (19) as primeiras imagens do lançamento de seu novo míssil balístico, que fracassou. A imagem foi divulgada, via agência Yonhap, pelo Ministério da Defesa. O lançamento gerou preocupação na comunidade internacional. Também nesta quinta-feira, a Índia anunciou o lançamento de seu primeiro míssil nuclear de longo alcance, com um raio de ação superior a 5 mil quilômetros.
O foguete norte-coreano (à esquerda) e o míssil nuclear indiano, em imagens divulgadas nesta quinta-feira (19) (Foto: AFP)