Vocês acreditam que a linguagem utilizada na Internet acabará com a Língua Portuguesa? Quais as consequências geradas pelo uso excessivo desse tipo de linguagem?
Sim,pois a língua portuguesa segue um padrão culto e a linguagem utilizada na internet foge destes padrões.As consequências, é que muitas vezes o estudante leva está linguagem para o universo escolar,chegando ao ponto de utilizá-la em locais que exigia a norma padrão.
Karen Nascimento 8ªC
Bom, acho que a linguagem utilizada na internet poderá acabar sim com a língua portuguesa, já que esta sai completamente das normas padrões da língua, e ultrapassa os limites da linguagem coloquial. Com a influência deste tipo de linguagem inadequada, os alunos muitas vezes, acabam utilizando de tal linguagem em lugares inadequados, como muitas vezes em redações e atividades, comprometendo o aprendizado escolar.
Sim. A linguagem culta ultilizada pela língua portuguesa é muitas vezes ultilizadas inadequadamente pelos pessoas, por muitas vezes se confudirem achando que podem usar a mesma linguagem no "internetês", em provas, atividades, redações de concurso e entre outros, podendo assim nos prejudicar.
Possa ser que sim!
Mas as consequências são varias, uma comprovação disso é que se as pessoas escrevem na linguagem da internet e não consegue separa, ou seja, quando estiver fazendo uma redação,concurso ou algo do tipo não irar saber escrever corretamente e mesmo aqueles que conseguem separar acabam se envolvendo e errando também.
Portanto não é errado usar a linguagem oculta, mais o modo que usamos é que torna errado. Assim temos que estar bem atentos ao que escrevemos.
Não é tão difícil. As pessoas usam para economizar palavras, e acham que a língua portuguesa exige muito, então preferem substituir palavras por símbolos, e abreviaturas.
Sim. Com a internet, vieram novas palavras e expressões, muitas sem um significado apropriado. Com isso é certo observa descaso com as normais gramaticais da língua portuguesa, interferindo no processo de aprendizagem dos jovens e no dia-a-dia dos adultos perante a forma culta do português. São vários erros, com: troca de letras, abreviatura de palavras desnecessariamente, troca de pontuação, entre muitos outros.
Sim. A linguagem utilizada pela internet acaba prejudicando a sua forma de escrever, pois se acustuma e quando você vai utilizar a linguagem mais culta não consegue lembrar os padrões da língua portuguesa.
Sim, o internetês acaba prejudicando a língua portuguesa com abreviações e palavras escritas de um jeito errado. A pessoa acaba se acostumando a escrever tanto na internet como em livros, cadernos o jeito da linguagem internetês.
Sim, pois as mudanças lingüísticas mais comuns resultam na produção de abreviações e siglas. Uma das principais dificuldades dos educadores é entender o significado dos códigos utilizados neste tipo de comunicação. “A principal conseqüência é que os alunos podem levar sem querer essas línguas” Internetês para concursos públicos, provas, atividades escolares e etc.
Sim, estão matando a Língua Portuguesa, pois poderá sofrer algumas consequências no futuro, modificando o nosso modo de falar, e algumas palavras até sumirão com o tempo. Esse modo de escrita pode afetar grande parte de população, destacando assim os adolescente que estão cada vez mais com dificuldades na língua padrão, adquirindo erros de ortografia e a grande dificuldade na compreensão da leitura.
Sim.Com a internet o português ira sumir do mundo, pois todos iram se acostumar a falar o internetês, que ira ter uma causa que ninguem ira mais digitar o portugês.
De certa forma o "internetês" (segundo alguns especialistas) Se usado de forma constante, pode causar algum tipo de confusão na hora de escrever. Por outro lado, eu acredito que essa forma de linguagem foi um jeito que os jovens encontrarão para se comunicar de forma rápida e sem muitas complicações. Sou usuária do “Internetês” e tenho consciência de que só posso escrever dessa forma em determinados lugares.
Utilizando inadequadamente, pode sim interferir na língua portuguesa. As consequências é que muitas pessoas venham utilizar essa linguagem fora da internet, o que de fato pode afetar seu vocabulário.Essa linguagem é muito utilizada pelos jovens,o que de fato os deixam mais expostos.
Sim. Pois a linguagem ultilizadas nas redes sociais e a interferencia que estes causam nas produção realizadas pelos adolescente na sala de aula , demostrando a trajetoria da internet , sua grande importância e crecimento entre as pessoas nas ultimas decadas.
Sim, porque os jovens de hoje estão utilizando muito mais a linguagem da internet do que a linguagem portuguesa.São muitos erros eles acabam abreviando em lugares inadequados tipos em atividades, redações e isso pode prejudicar muito.
Sim.Porque geralmente a língua da internet vem sendo utilizada com bastante frequência pelos jovens.No entanto a língua portuguesa segue um padrão e já a língua da internet não tem regras para ser utilizadas.As consequências é que muitos jovens tem o costume de utilizar a língua da internet para uma melhor comunicação o que acaba corronpendo a língua culta.
Sim,pois muitas pessoas acabarão prejudicando a linguagem daqui à alguns tempos,por ser mas fácil de escrever adotaram o internetês, mais na sua vida.As suposta consequência são,matar a língua portuguesa deixando assim os textos abreviados, prejudicando assim muitas pessoas que não entende o internetês !
O uso deste tipo de linguagem prejudica a língua portuguesa, pois estimula a pessoa escrever palavras de um jeito incorreto utilizado na internet. O uso excessivo prejudica as pessoas no dia a dia, em atividades, redações, provas e entre outros, pois a pessoa se acostuma a escrever do jeito “internetês’
Sim.Pois o uso exessivo pode nos prejudicar de acordo com a norma culta da linguagem portuguesa,fazendo com que escrevermos errado,resultando na produção de abreviações e siglas.Com isso podemos nos acostumar e levar essa linguagem para concursos, redações,atividade e etc.
Sim acredito, umas das consequências, é que essa linguagem vicía, até um ponto de digitarmos ou escrevermos algo importante ultilizando a linguagem da internet, deixando assim o texto abriviado e prejudicando a linguagem portuguesa.
Sim, o “internetês” está influenciando na escrita principalmente dos jovens. A internet transformou o modo de escrever para poupar tempo e facilitar a comunicação das pessoas.
Essas abreviações prejudicam as formas cultas da língua portuguesa. Uma das principais conseqüências é a dificuldade de entender o significado dessas siglas.Portanto o “internetês” compromete o aprendizado das pessoas dificultando seu desempenho em concursos, atividades e o seu dia a dia.
Sim. Porque essa linguagem internetês está acabando com a linguagem digitada do portugês pois estão utilizando-a para usar uma digitação mais rápida e desse modo irá acabar com o português na digitação.
Sim, porque a Lingua Portuguesa não é abreviada do modo em que várias pessoas abreviam, de forma pequena, que seja de qualquer jeito mais rápido e barato. É possível que essa linguagem venha no futuro, a modificar a linguagem que falamos.
Sim. Pois as pessoas podem se acostumar com a forma de escrita “internetês” e passar até mesmo a se confundir na hora de escrever na norma padrão , sentindo dificuldades de como se escreve determinadas palavras , podendo interferir na língua portuguesa e influenciando as gerações futuras a escreverem também assim. Logo prejudicando a própria gramática portuguesa que vem perdendo o seu uso.
O internetês prejudica a língua portuguesa estimulando a pessoa a escrever palavras de um jeito errado, linguagens com abreviações, números e letras ao mesmo tempo, tudo para ficar mais fácil na internet, mas o uso excessivo deste tipo de linguagem prejudica ao aluno e/ou outra pessoa que utiliza, pois estimula a escrever incorretamente em textos, atividades, prova ou até em concursos de grande importância.
Sim. Porque as pessoas utilizam o "internetês" por dois motivos: a facilidade de escrever, e para ser rápido, a pressa e a correria do dia-dia deixam as pessoas estressadas e correndo contra o tempo, por isso se usa essa linguaguem abreviada para ser um diálogo rápido. As consequências desse fato, é que as pessoas por estarem acustumadas com esse tipo de linguagem, acaba misturando com coisas importantes como: escrita de textos, relatórios de trabalho, e etc.
Sim.Essa linguagem é geralmente utiliza por jovem que por sua vez ainda não concluíram sua formação e estão mais ligado as redes sociais, essas abreviações se transformam em expressões de no máximo cinco letras o que pode desencadear uma série de dúvidas sobre a utilização da linguagem culta já que facilmente por causa do uso contínuo e frequente podem esquecer até onde deve ser utilizado o internetês.
Sim. A linguagem utilizada na internet é fácil de ser compreendida e ser gravada . As conseqüências podem ser gravíssimas, pois o Brasil e mundo estão em uma crescente muito grande do mundo virtual esse tipo de linguagem é mais freqüente nas redes sociais como, por exemplo: Orkut, MSN, Face book.
Sim, pois atualmente a linguagem da internet esta sendo muito utilizada pelos jovens, que por sua vez acabam levando este costume de linguagem para as salas de aula. A linguagem culta segue muitas regras para ser utilizado, já o "internetês" é uma linguagem formada por abreviações e palavras sem acentos e não seguem regras para serem utilizadas.
O uso abusivo e frequente do "internetês" pelos jovens podem trazer consequências e acabar corrompendo a língua culta padrão.
Sim. A linguagem utilizada na internet tem como objetivo abreviar as palavras mais utilizadas no nosso dia a dia, e reduzir o tempo de digitação nas redes sociais, mas essa linguagem não pode ser utilizada alem da conta, pois desobedece completamente a norma culta. As escolas vêem tido problema para conseguir reeducar os alunos para que não utilizem desta linguagem fora do computador. As principais conseqüências dessa linguagem são pessoas que trazem modificações na gramática e na norma culta da língua portuguesa, trazendo uma dificuldade na fala e na escrita de muitos brasileiros. Se o “internetês” não for controlado ele irá consumir a norma culta e modificar a nossa forma de falar e escrever.
Sim,essa linguagem vivia e não podem ser usadas na escola , e isso muitas vezes prejudica a compreensão.Isso vem se tornando muito comum entre os adolescentes.
Sim, pois as pessoas, principalmente os adolescentes, não sabem limitar ou ao menos separar o uso da linguagem da internet no dia-a-dia; as consequências do uso dessa linguagem pode ser utiliza-la mesmo sem intenção em provas na faculdade, na escola e etc.
Sim, pois com o uso excessivo do encurtamento de palavras usada constantemente pode causar vício de linguagem fazendo com que as pessoas automaticamente comecem a escrever errado. Acaba ocasionando sim a "morte" da boa língua portuguesa.
" Como professora de Língua Portuguesa, percebo o quanto é comum em textos escolares o uso de abreviações como vc (você), hj (hoje), bjs (beijos) e tb (também), entre outros. Os alunos justificam que usam o internetês de forma inconsciente e automática. Por isso, cabe à escola alertar os alunos sobre o vício que pode causar o uso constante desse tipo de linguagem e reforçar que a atitude ideal para evitar essa situação é usar freqüentemente a variante padrão da língua, já que essa sempre será bem aceita." , dito pela professora de Português Leila Mendes.
Não.pois realmente é uma de nossas devida realidade nos dias de hoje.Mas em meios a atribuir uma mudança,não a como se favorecer ou até se atribuir com uma mudança ao português.Mesmo pelo fato de usarmos isto em redes e em muitos outros lugares para se resume a escrever rápido e etc.Mas nunca mudara a forma padrão!
Não, a linguagem utilizada na internet não acaba com a nossa linguagem portuguesa, isso faz parte da nossa gramatica. Pois, a maioria dos jovens tem facilidade de escrever palavras em formas abreviadas, que as vezes a maioria deles, ao menos conseguem ler oque se escreve. Mas, é necessário que todos os jovens, saibam escrever de acordo com as normas, só ficar de olho, para usar no momento certo.
Eu acredito que sim!, pois as pessoas usam para abreviar palavras e com o costume acabam se confundido até em coisas mas importantes, como por exemplo, na hora de escrever um texto ou fazer uma digitação e muitos acabam levando essa linguagem informal para o ambiente escola apesar da língua portuguesa seguir um padrão culto.
sim,principalmente pelos adolescentes que gostam muito de redes sociais e nao ligam para isso mas tem um problema isso esta si espalhando e eu acredito sim que pode acabar com a lingua portuguesa.
Com certeza a linguagem usada na internet não irá destruir com a língua portuguesa e sim irá acrescentar novas formas de escrita para inúmeras palavras. Varias consequências irão de aparecer, mas uma das consequências mais constantes, é as pessoas se acostumarem com a escrita inventada pelos internautas e com isso, poderá prejudicar a se próprio, como por exemplo, uma pessoa que já tem o costume de escrever em uma forma informal, com certeza se for fazer uma redação vai se sair mal. Porém nem todos são assim, tem pessoas que mesmo tento uma escrita informal consegui fazer produzir um texto de forma correta. Então as consequências vai depender do individuo. E para ressaltar o uso do internetês não é somente dos brasileiros. Então pode-se dizer que o novo habito de escrita veio, contagiou os brasileiros e com certeza vai ficar por um longo período.
Adriele Santos 9A
A linguagem da internet ameaça bastante a língua portuguesa, porém não irá destruí-la. O famoso “internetês” é sim um modo de escrita viciante, mas, alunos, profissionais e até mesmo professores, que ás vezes se entregam a esta linguagem informal acabam deixando o internetês de lado quando se trata de coisa séria, muitos especialistas acreditam que a galera consegue deixar o "internetês" só no mundo virtual. ”Eles sabem que essa linguagem econômica só é adequada para os ambientes digitais”, diz a linguista Maria Irma Hadler Coudry, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
para a linguagem escrita para linguagem da internet nao é uma pratica vantajosa.As escolas devem trabalhar muito quanto esse aspecto,agora um fator que enriquece o vocabulário e a convivencia com os pais que estimulam a leitura de um livro desde pequeno,é necessario buscar formas de fazer os jovem não levarem esses aprendizados para a escrita formal.
Eu tenho certeza que não. Mas, eu sei que uma coisa é certa: que podemos no ponto de vista lingüístico, que essa linguagem que é usada hoje em dia pelos internautas não oferece nenhum perigo a língua portuguesa, porque ao usar o internetês moderadamente, sabemos conciliar a linguagem formal e a casual e também não modifica nada na linguagem portuguesa.
Os ambientes de comunicação virtual são caracterizados pelo uso de uma nova variedade da língua portuguesa, vista com receio pela sociedade, pois ainda não se sabe o quanto o uso da variedade dos ambientes virtuais pode influenciar no ensino aprendizagem da norma padrão.
Não. Pois a linguagem não será prejudicada porque, ela só morre quando todos os falantes morrerem. Também a internet não é necessariamente um fator prejudicial ao aprendizado da linguagem portuguesa mais é definitivamente um ponto considerado em quem tem problemas com o idioma. Enquanto usado esses padrões "abreviatórios" por horas e horas. O importante é treinar e saber definir muito bem as situações em que usar cada tipo de linguagem incluindo a da internet, cada um define seu padrão dependendo da sua situação.
Sim,pois a língua portuguesa segue um padrão culto e a linguagem utilizada na internet foge destes padrões. Com a influência deste tipo de linguagem inadequada, os alunos muitas vezes, acabam utilizando de tal linguagem em lugares inadequados.Adquirindo erros de ortografia e a grande dificuldade na compreensão da leitura.
Não, porque o internetês faz parte da língua portuguesa, essa é apenas uma mudança na forma escrita e nada pode acabar ou derrubar a Língua Portuguesa. Alguns se justificam de usar o internetês por um modo de escrever mais rápido e prático, mas eles podem se 'acostumar' com esse modo e passarem a escrever de forma errada, na hora errada.
Não, porque para a linguagem portuguesa, isso pode ser um avanço. A linguagem no "internetês" pode trazer consequências negativas e positivas. As negativas são as pessoas se acustumarem e acabarem se confundindo na hora de escrever formalmente. E a positiva é que, o "internetês" é uma evolução no uso da linguagem pois, o português muda e evolui.
Não. Pois a linguagem não será prejudicada porque, ela só morre quando todos os falantes morrerem.O uso do internetês é cada vez mais comum no mundo atual e é baseado na simplificação informal da escrita. Também a internet não é necessariamente um fator prejudicial ao aprendizado da linguagem portuguesa mais é definitivamente um ponto considerado em quem tem problemas com o idioma. Enquanto usado esses padrões "abreviatórios" por horas e horas. O importante é treinar e saber definir muito bem as situações em que usar cada tipo de linguagem incluindo a da internet, cada um define seu padrão dependendo da sua situação.
Eu acredito que o internetês mesmo sendo muito usado ele não pode mudar a língua portuguesa.Os adolescentes usam muito essa linguagem nas redes socias para abreviar as palavras.
Pode ser que sim , pois as pessoas ultilizam o internetês para abreviar uma palavra tanto no computador como no celular; e elas usam esse tipo de abreviatura para economizar palavras e podem se expressar colocando um simbolo ou o mais usado a "abreviatura". Muitas vezes as consequências são muito graves, pois, um aluno qualquer pode escrever uma palavra abreviada ou simbolos em lugares que não são apropriados para esse tipo de linguagem.
Sim. Pois os jovems de hoje passam muito tempo utilizando redes sociais para bater papo eles utilizam a linguagem internetêspor motivos de não terem tempo para conversar acabam usando abreviações para não gastarem muito tempo conversando com seus amigo. Para piorar a linguagem portuguêsa, os jovens levam esta linguagem para o mundo utilizando em provas de escolas,nos empregos e etc.
Não, porque a linguá portuguesa nunca só poderá ser morta se todos os falantes dela não existe mais.Varias consequências irão aparecer como,as pessoas irão se acostuma a fala desse modo e isso afetara e muito a norma culta padrão e a se próprio também,pois nem sempre você vai ta em uma rede social pra fala com esse tipo de escrita como vc(você),pq(porque) e tbm (também).
João Fernando 9°A.
Com certeza não, pois ao usar essa linguagem com moderação elas se tornam um meio de comunicação casual. A preocupação agora, é o jeito como ela está sendo usada e até que ponto pode influenciar no aprendizado e na comunicação entre as pessoas.
As consequências do uso excessivo dessa linguagem é o "isolamento" da língua formal para o total uso do internetês. Mas nem sempre esse "isolamento" acontece, pois muitas pessoas usam muito essa linguagem, mas sabem quando devem usar a língua formal, certamente porque conhecem bem a língua portuguesa.
Não, pois nenhuma ligua é destruida simplesmente pelo fato de algumas pessoas escreverem errado. Isto é a lingua portuguêsa exprime varias exigencias para a sua escrita que o internetês não tem. Então desta forma não tem como destruir a linguagem culta padram pois quem a fala não morreu.
Há varias consequencias dentre elas estão: Perda em verbulares, notas baixas em provas que exprime a escrita culta além disso as consequências do fato já está sendo observadas no ensino da língua portuguesa e na linguagem das mídias, em especial a publicidade.
Em primeiro lugar, a língua utilizada pelos internautas, salvo algumas exceções, não teria uma utilidade prática no mundo real. A abreviação de certas palavras talvez seja adotada futuramente, em virtude da evolução da língua escrita e da constante busca de agilidade no processo de comunicação pela língua escrita. Quanto ao uso das expressões típicas do mundo virtual, creio que elas devam ficar restritas ao ambiente do ciberespaço. A língua escrita exige certa precisão. A língua escrita dos internautas não tem essa precisão. Trata-se de uma linguagem hermética, utilizada por uma minoria que sabe o que está fazendo e muitos usuários conhecem pouco a língua portuguesa culta. Paragrafo tirado do seguinte site:http://www.baguete.com.br/colunistas/colunas/61/maria-rita-quintella/03/07/2006/lingua-portuguesa-na-internet
O internetês é a linguagem usada pela maioria dos jovens, são novas palavras e expressões.O uso dessa linguagem relativamente não poderá acabar com a Língua Portuguesa.
Há pontos positivos e negativos causados pelo uso excessivo dessa linguagem, os estudiossos e pesquisadores vêem o internetês como uma adequação linguistica, pois exige rapidez no entendimento, é uma forma de ganhar tempo sem perder informações e tambem de interagir com o mundo, mas é ruin para o próprio aprendizado do indivíduo pois ao mesmo tempo que se comunica com o internetês pode se atrapalhar em questões de escrita como em redações.
Sim. Porque a linguagem que os jovens ultilizão na internet passa para o mundo real fazendo com que acabem com a linguagen portuguesa.A linguagen internetês é muito ultilizada como abreviação para que os jovens não escrevam tanto e não gastem muito tempo no bate-papo.
Não, muitos especialistas acreditam que as pessoas não confundem, sabem deixar o “internetês” só no mundo virtual.
Eu li em um site que dizia que o “você” é uma abreviação, a muitos anos atrás diziam e escreviam “vossa mercê” que passou pra “vossemecê, logo depois “vosmecê” até que chegou ao “você”, e quem sabe com o “internetês” não melhora e muda para o “vc” ?
Eu quero dizer que a linguagem utilizada na internet não irá acabar com a língua portuguesa e sim talvez mudar as formas de escrita.
Em minha opinião e na opinião de vários especialistas a linguagem usada na internet não irá acabar com a língua portuguesa, até porque isso é impossível.
Sim.Pois acho que a linguagem culta usada pela lingua portuguesa esta sendo usada de forma incorreta pelas pessoas.E as consequências causadas por esse uso excessivo é que os estudantes iriam se acostumar a falas o internetês prejudicando a lingua portuguesa.
Não.Eu acho que a língua portuguesa continua seguindo um padrão culto, que a linguagem utilizada pela internet foge dos padrões utilizados normalmente.
Não, pois a Língua Portuguesa tem uma normal padrão gramatical fixa, porém algumas palavras da classe gramatical podem ser consideradas "instintas" com o tempo e com o mau uso do Português.
O mau uso do Português é encontrado geralmente em redes sociais, quando por exemplo: uma pessoa chega do trabalho, e está cansada de usar a norma culta do Português, e utiliza as abreviações para entrar em contato com outra pessoa ou para publicar algo na sua rede social, e com isto ela acaba se acostumando, mas já na sua área de trabalho ou escolar esta determinada pessoa deve se impor a norma padrão. Já as consequências vem quando as pessoa ficam em dúvidas de como se escreve uma palavra e acaba optando pelo modo ao qual escreve em msn, facebook, enfim quando isso acontece esses tipos de pessoas acaba esquecendo de colocar pontuações corretas, ou até mesmo esquecem de pôr acentos em algumas palavras.
Sim, com certeza as pessoas estão matando a língua portuguesa. Atualmente as pessoas pensam que quando estão na internet podem escrever do jeito que quiser, mas quando vão fazer uma coiisa importante, como uma entrevista escrita ou um texto para uma seleção esqueçem e acabam escrevendo do jeito que escrevem na internet.
62 comments
Post a comment
Estão matando a Língua Portuguesa?
O "internetês"
Kalyane Alves 9ª A
Amanda Milena 9ºC
Laiana Nogueira 9º B
Mas as consequências são varias, uma comprovação disso é que se as pessoas escrevem na linguagem da internet e não consegue separa, ou seja, quando estiver fazendo uma redação,concurso ou algo do tipo não irar saber escrever corretamente e mesmo aqueles que conseguem separar acabam se envolvendo e errando também.
Portanto não é errado usar a linguagem oculta, mais o modo que usamos é que torna errado. Assim temos que estar bem atentos ao que escrevemos.
Maryeen Puridade 9º B
Wine Santos 9°A
Fabiana Lopes 9º C
Lorena Machado 9º C
Ervilin Circuncizão da silva 8C
Lucas Mascarenhas 9°C
O "Internetês"
Resposta de Normando 9º ano c
Adriele Iasmin 8° C
Maeli Barbosa 9º C
Erika Silva 8ªC
Hemilay 8ª C
Winny Pinheiro 8c
Tainara Teixeira 8 C
Hanna souza 9º c
Ronielly Icaro 9ª C
Emerson 8º C
Vanessa de Jesus dos Santos 9ºc
Essas abreviações prejudicam as formas cultas da língua portuguesa. Uma das principais conseqüências é a dificuldade de entender o significado dessas siglas.Portanto o “internetês” compromete o aprendizado das pessoas dificultando seu desempenho em concursos, atividades e o seu dia a dia.
Resposta de Daniel lima 9º ano c
Leonardo de Souza 8ª/9º C
Jessica Miranda
Jullyana Vilas Boas 9ºC
Rafaela Arcanjo, 9º ano C.
Fernanda Santos Mendes 9º c
Ariel Moreira 9 ºc
Milena Costa 8ª/9°C
O uso abusivo e frequente do "internetês" pelos jovens podem trazer consequências e acabar corrompendo a língua culta padrão.
Isaque de Santana 9° C
Mylena Brito
Laísa Mariana 9ª C
Bruna Evangelista 9ªA
" Como professora de Língua Portuguesa, percebo o quanto é comum em textos escolares o uso de abreviações como vc (você), hj (hoje), bjs (beijos) e tb (também), entre outros. Os alunos justificam que usam o internetês de forma inconsciente e automática. Por isso, cabe à escola alertar os alunos sobre o vício que pode causar o uso constante desse tipo de linguagem e reforçar que a atitude ideal para evitar essa situação é usar freqüentemente a variante padrão da língua, já que essa sempre será bem aceita." , dito pela professora de Português Leila Mendes.
Adryel santiago 9a
Caroline Alves 9ªA
Ithamara Reis 8ªA
Thiago souza 9 A
O "Internetês"!
Luana Rayane Lima de Jesus 9º A
Vinicius Barbosa 9°A
Walter Ribeiro 9 A
caaio feelipe 9ª A
Milena Santos 9º A
André lucas 9°A
Lilane Kelen 8ª A
Isabele Lessa - 9ªA
Joice Santos 9º A
nayara 9a
Laís 9° A
Luizmar 9º A
O "Internetês"!
Daniel Mendonça 9º A
As consequências do uso excessivo dessa linguagem é o "isolamento" da língua formal para o total uso do internetês. Mas nem sempre esse "isolamento" acontece, pois muitas pessoas usam muito essa linguagem, mas sabem quando devem usar a língua formal, certamente porque conhecem bem a língua portuguesa.
Suzan Karolaine 9º A
Há varias consequencias dentre elas estão: Perda em verbulares, notas baixas em provas que exprime a escrita culta além disso as consequências do fato já está sendo observadas no ensino da língua portuguesa e na linguagem das mídias, em especial a publicidade. Em primeiro lugar, a língua utilizada pelos internautas, salvo algumas exceções, não teria uma utilidade prática no mundo real. A abreviação de certas palavras talvez seja adotada futuramente, em virtude da evolução da língua escrita e da constante busca de agilidade no processo de comunicação pela língua escrita. Quanto ao uso das expressões típicas do mundo virtual, creio que elas devam ficar restritas ao ambiente do ciberespaço. A língua escrita exige certa precisão. A língua escrita dos internautas não tem essa precisão. Trata-se de uma linguagem hermética, utilizada por uma minoria que sabe o que está fazendo e muitos usuários conhecem pouco a língua portuguesa culta. Paragrafo tirado do seguinte site:http://www.baguete.com.br/colunistas/colunas/61/maria-rita-quintella/03/07/2006/lingua-portuguesa-na-internet
Jandiellen
Há pontos positivos e negativos causados pelo uso excessivo dessa linguagem, os estudiossos e pesquisadores vêem o internetês como uma adequação linguistica, pois exige rapidez no entendimento, é uma forma de ganhar tempo sem perder informações e tambem de interagir com o mundo, mas é ruin para o próprio aprendizado do indivíduo pois ao mesmo tempo que se comunica com o internetês pode se atrapalhar em questões de escrita como em redações.
Raimundo 9º A
Amanda Garcez 9º A
Eu li em um site que dizia que o “você” é uma abreviação, a muitos anos atrás diziam e escreviam “vossa mercê” que passou pra “vossemecê, logo depois “vosmecê” até que chegou ao “você”, e quem sabe com o “internetês” não melhora e muda para o “vc” ?
Eu quero dizer que a linguagem utilizada na internet não irá acabar com a língua portuguesa e sim talvez mudar as formas de escrita.
Em minha opinião e na opinião de vários especialistas a linguagem usada na internet não irá acabar com a língua portuguesa, até porque isso é impossível.
Kaiiane Ferreira 9°A
Wesley Freitas 9ª A
O mau uso da Língua Portuguesa.
O mau uso do Português é encontrado geralmente em redes sociais, quando por exemplo: uma pessoa chega do trabalho, e está cansada de usar a norma culta do Português, e utiliza as abreviações para entrar em contato com outra pessoa ou para publicar algo na sua rede social, e com isto ela acaba se acostumando, mas já na sua área de trabalho ou escolar esta determinada pessoa deve se impor a norma padrão. Já as consequências vem quando as pessoa ficam em dúvidas de como se escreve uma palavra e acaba optando pelo modo ao qual escreve em msn, facebook, enfim quando isso acontece esses tipos de pessoas acaba esquecendo de colocar pontuações corretas, ou até mesmo esquecem de pôr acentos em algumas palavras.
Post a comment
Please type the two words below