Laísa Mariana, 14 anos, sou aquela jovem que viveu muito pouco mais já aprendeu demais com a vida, espero que com uns 90 anos esteja aqui para contar como foi a minha vida inteira, enquanto esse dia não chega falo da minha vida atual, sou uma cristão católica apaixonada pela minha religião; amo rap, banda cine e legião urbana; sou eternamente apaixonada e fã da minha raça!

Capitalismo

April 30, 2012, by × ㅤlaísa m! - No comments yet



EDUCAÇÃO

April 28, 2012, by × ㅤlaísa m! - 2 comments

Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas.

Educaçãoengloba os processos deensinareaprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos desocializaçãoeendoculturação, mas não se resume a estes.

Apráticaeducativa formal — que ocorre nos espaços escolarizados, quer sejam da Educação Infantil à Pós Graduação — dá-se de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso dasescolas. No caso específico da educação formal exercida naescola, pode ser definida comoEducação Escolar. No caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade, dá-se o nome deEducação Tecnológica. A educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com o grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta aformaconsiderada padrão na sociedade. Mas, acontece também no dia-a-dia, na informalidade, no cotidiano do cidadão. Nesse caso sendo ela informal.

 

Embora oBrasiltenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor.

QUADRO DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Pesquisas na área educacional apontam que um terço dos brasileiros frequentam diariamente a escola (professores e alunos). São mais de 2,5 milhões de professores e 53 milhões de estudantes matriculados em todos os níveisde ensino. Estes números apontam um crescimento no nível de escolaridade do povo brasileiro, fator considerado importante para a melhoria do nível de desenvolvimento de nosso país.

Uma outra notícia importante na área educacional diz respeito ao índice de analfabetismo. O Censo de 2010 (IBGE) mostra uma queda no índice de analfabetismo em nosso país nos últimos dez anos (2000 a 2010). Em 2000, o número de analfabetos correspondia a 13,63% da população (15 anos ou mais de idade). Esse índice caiu para 9,6% em 2010. Ou seja, um grande avanço, embora ainda haja muito a ser feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Outro dado importante mostra que, em 2006, 97% das crianças de sete a quatorze anos frequentavam a escola.

Esta queda no índice de analfabetismo deve-se, principalmente, aos maiores investimentos feitos em educação no Brasil nos últimos anos. Governos municipais, estaduais e federais tem dedicado uma atenção especial a esta área. Programas de bolsa educação tem tirado milhares de crianças do trabalho infantil para ingressarem nos bancos escolares. Programas de Educação de Jovens e Adultos (EJAs) também tem favorecido este avanço educacional. Tudo isto, aliado a políticas de valorização dos professores, principalmente em regiões carentes, tem resultado nos dados positivos.

Outro dado importante é a queda no índice de repetência escolar, que tem diminuído nos últimos anos. A repetência acaba tirando muitos jovens da escola, pois estes desistem. Este quadro tem mudado com reformas no sistema de ensino, que está valorizando cada vez mais o aluno e dandooportunidadesde recuperação. As classes de aceleração também estão dando resultados positivos neste sentido.

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes.

DADOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:

Taxa de abandono (2008): 4,8%
Taxa de reprovação (2008): 12,1%
Taxa de aprovação (2008): 83,1%
Matrículas na Educação Básica (2009): 52.580.452

O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou amatrículade 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora daescola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação); 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita (Todos pela Educação).Professoresrecebem menos que o piso salarial (et. al., na mídia).        

§  http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o

§  http://www.suapesquisa.com/educacaobrasil/

§  http://www.brasilescola.com/educacao/educacao-no-brasil.htm                   

 

 

 

 



ATIVIDADE FÍSICA

April 28, 2012, by × ㅤlaísa m! - No comments yet

Aatividade física, emeducação físicae nosdesportos, é definida como: "qualquer movimento corporal, produzido pelosmúsculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que osníveisde repouso".

Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo defintaem alguma competição desportiva. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma".

No dia6 de abrilaOrganização Mundial da Saúde(OMS) celebra o Dia Mundial da Atividade Física.

BENEFÍCIOS

Atividade física em geral regular controlada por profissionais da Educação Física, está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes. A redução dos níveis de ansiedade, stress, um sistema imunológico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças como o câncer e causar ao seu tratamento redução das náuseas e a dor.

Sendo que a inatividade física associada adietasinadequadas, ao tabagismo, ao uso do álcool e outras drogas são determinantes na ocorrência e progressão de doenças crônicas que trazem vários prejuízos ao ser humano, como, por exemplo, redução na qualidade de vida e morte prematura nas sociedades contemporâneas, principalmente nos países industrializados.

Atividade física adaptada por vezes, torna-se, necessária aos sujeitos que apresentem algumas contraindicações médicas ou dificuldades físicas momentâneas/definitivas, mas tendo em conta o diagnóstico feito pelos médicos, o profissional da educação física deverá ser capaz de criar ao paciente atividade física adaptada sem prejudicar a saúde do paciente melhorando-a, havendo uma ligação de conhecimentos com as ciências médicas.

Atividade física de recuperação é usada como um meio de melhorar as condições físicas de um sujeito momentaneamente debilitado, sendo tratada pelos profissionais da fisioterapia e educação física.

Tendo em vista uma esquematização, classificamos as atividades em:

§Exercício aeróbico;

§Exercício anaeróbico.

A atividade física quando é feita deformacontinua e programada resulta no ganho de força física. Incremento da capacidade cardiorrespiratório, da flexibilidade entre outros fatores responsáveis pela melhoria da qualidade de vida de um indivíduo no que diz respeito a performance humana.

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES DÍSICAS MAIS PRATICADAS?

Caminhada, com 60% da preferência, seguida de futebol, com 21%, e bicicleta com 16%,  são as atividades mais praticadas; Pessoas com sobrepeso são as que mais se exercitam.                                                                                

 §  http://pt.wikipedia.org/wiki/Atividade_f%C3%ADsica

§  http://www.revistavigor.com.br/2008/05/27/apenas-38-dos-brasileiros-praticam-atividade-fisica/

 

 

 

 

 



ENTRETENIMENTO (CULTURA E LAZER)

April 28, 2012, by × ㅤlaísa m! - No comments yet

Entretenimentoé o conjunto de atividades que oser humanopratica sem outrautilidadesenão oprazer. É o desvio doespíritopara coisas diferentes das que preocupam. Pode ser umadistração, umpassatempoou umdesporto.

Muito tem se associado a cultura ao entretenimento. Aliás, tem sido comum resumir cultura a entretenimento, como se a cultura fosse passível de ser entendida como um boteco com música ao vivo, uma casa de shows ou a ir “atrás do trio elétrico”, isso sem falar, no campo literário, dos famigerados best-sellers e dos doutores em conceituações simplórias e enviesadas, tão comuns no meio jornalístico. Entretenimento é distração, é diversão, é divertimento, é abobrinha. Cultura é outra coisa.

A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte, entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicionale arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.
Os elementos culturais são: artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir).
A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se, dessa forma, de outros seres como os vegetais e animais.

Apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.

Lazeré um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais." (Dumazedier, 1976,apudOleias).

A palavralazerderiva dolatimlicere, ou seja, "ser lícito", "ser permitido".

Poderíamos definir lazer, como uma forma de você utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que você goste de fazer, o que não significa que seja sempre uma mesma atividade. Esta atividade pode ser uma entre tantas outras.

Tipos de Lazer

Um importante desenvolvimento do lazer durante a segunda metade do século XX e do XXI, pode se dizer que uma importante diversificação do mundo do lazer ao ponto que podemos falar de diferentes tipos de lazer, suficientemente distintos entre si como para definirmo-los separadamente:

§Lazer Noturno: se trata de todo o lazer associado à noite e atividades em que elas se desenrolam, bares, discotecas, e outros lugares em que a música e a bebida são os pilares centrais.

§Lazer espetáculo: todo lazer relacionado com os espetáculos, entre os que podemos distinguir os culturais (teatro, concertos, exibições, ópera, cinema, shows, espetáculos, apresentações culturais) e os desportivos.

§Lazer esportivo: se refere à prática de algum esporte.

§Lazer alternativo: o lazer alternativo tem duas vertentes, uma que se refere ao lazer alternativo noturno, que na maioria dos casos é dirigido a jovens maiores de 18 anos, para proporcionar uma alternativa mais sadia em suas saídas noturnas. Enquanto que um novo ramo do lazer alternativo se refere a um tipo de lazer não convencional, no esportivo e no de espetáculo na que o participante é ator principal de seu lazer. Este tipo de lazer também é conhecido como lazer experiencial.

Utilizando como critério a participação das pessoas no lazer podemos distinguir dois tipos de lazer:

§Lazer ativo: Lazer em que o participante é receptor e emissor de estímulos.

§Lazer passivo: Lazer em que o participante é unicamente receptor de estímulos.                                                                                                    §  http://pt.wikipedia.org/wiki/Entretenimento

§  http://www.overmundo.com.br/overblog/cultura-nao-e-entretenimento

§  http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/conceito-cultura.htm

§  http://pt.wikipedia.org/wiki/Lazer

 

 



pra quê?

April 28, 2012, by × ㅤlaísa m! - No comments yet