Primeiros socorros são simples procedimentos feitos por pessoas comuns com conhecimento de primeiros socorros para manter uma vida atè a chegada do pronto socorro.aqui vão alguns deles:
Em caso de Convulsão: afaste todos os objetos da vítima para evitar traumas e cortes, afaste os curiosos e obtenha espaço, afrouxe as roupa e posicione a vítima de lado para que em caso de vómito a vitima não se asfixie, apenas proteja a cabeça e nunca tente conter ou imobilizar os membros durante a crise convulsiva, pois pode resultar em fraturas. Não coloque os dedos dentro da boca. Geralmente pessoas com histórico de convulsões carregam em seu bolso um cartão com telefone para contato.
Fraturas: acalme a vítima e utilize as técnicas corretas de imobilização e transporte, caso não saiba como realiza-las apenas espere pelos socorristas. Não tente alinhar os ossos fraturados nem colocá-los para dentro em caso de fratura exposta, pois só irá agravar a situação.
Queimaduras: em caso de roupas em chamas peça para vítima deitar e rolar no chão também pode ser utilizado cobertor molhado para abafar o fogo e após o fogo estar extinto, corte as roupas que não estiverem aderidas à pele, emergir em água limpa e em temperatura ambiente por aproximadamente vinte minutos ou até a ajuda chegar. A água alivia a dor e interrompe a evolução da queimadura. Para queimaduras com química lave bem a área com água. Em ambos os casos nunca passe algo na pele afetada sem a orientação de um médico.
Choque elétrico: nunca puxe a vítima pelo braço ou você também ira ser uma vítima, desligue as chaves de eletricidade do local e depois de eliminado a corrente elétrica e o risco de outro choque, verifique os sinais da vítima e se estiver em parada, tente a manobra cardiorrespiratória que consiste em colocar a vítima deitada de costas sobre superfície dura em decúbito dorsal em seguida coloque suas mãos sobrepostas na metade inferior do esterno com os braços estendidos seus dedos devem ficar abertos e não tocam a parede do tórax, faça a seguir uma pressão, com bastante vigor, para que se abaixe o esterno cerca de 4 cm, comprimindo o coração de encontro à coluna vertebral e descomprima em seguida. Inicie a manobra com duas respirações, depois faça 30 compressões cardíacas e repita as duas respirações, continuando até que o ritmo cardíaco/respiratório se restabeleça ou até o socorro chegar.
Obstrução de vias aéreas: realize a manobra de Heimlich abordando a vítima por traz, feche sua mão e coloque seu polegar acima do umbigo da vítima, com a outra mão segure firmemente seu punho e realize movimentos rápidos para dentro e para cima em direção ao diafragma. Esta manobra não pode ser realizada em crianças menores de um ano. Em bebês, devem-se aplicar cinco palmadas nas costas e cinco compressões no peito sucessivamente, até que o bebê comece a tossir e/ou retome a consciência.
Acidentes: sinalize o local de forma correta a fim de evitar outros acidentes, nunca tente movimentar a vítima, observe os sinais vitais, se houver hemorragias tente estancá-las e em caso de algum objeto estar perfurando a vítima não o remova.
obs:os primeiros socorros devem ser feitos por pessoas com conhecimento e nunca substitur o atendimento mèdico.