Usaremos o Audacity para editar nossos áudios.
• Veja aqui um tutorial para o este software: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/Audacity
Uma boa maneira de começar um programa na sua rádio:
• Bom dia, amigo ouvinte. São exatamente 10 horas. Começa agora mais um programa da Rádio Escola " Usina do Som", com músicas e notícias para você.
Uma possibilidade de dividir o tempo da programação:
- 2 minutos para as notícias;
- 5 minutos para as músicas;
- 1 minuto para o comercial;
- 3 minutos para uma entrevista;
- 1 minuto para prestação de serviços(divulgação de eventos, achados e perdidos e recados);
- 3 minutos restantes é preenchido com música.
ALGUMAS DICAS INTERESSANTES para compor a programação
- Criar vinhetas para incrementar a produção (uma com o nome da rádio e outras com os títulos dos diversos programas);
- A apresentação fica por conta de um casal (vozes diferentes tornam a locução dinâmica);
- Uma entrevista não pode ser muito longa (entremear com músicas e falas dos ouvintes);
- Coletar músicas pedidas pelos ouvintes (estudantes);
- Coletar os recados apaixonados e aniversariantes do dia;
- Coletar os eventos da comunidade;
- Coletar os projetos da instituição escolar e até de outras escolas para estabelecer um intercâmbio.
EXEMPLO DE UMA ENTREVISTA
Olá! Estamos envolvidos neste projeto de férias:
Sintonize-se nas ondas da rádio Web, desde dia 06 de julho. Somos alunos do Colégio JJJ e responsáveis pela programação da rádio.
Já estudamos sobre direitos autorais e morais, sobre a linguagem de rádio, suas características, os vários tipos de textos que podemos apresentar numa rádio (lidos por uma só voz, dialogados, dramatizados), estudamos também sobre podcasts que são programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet.
Bem, hoje estaremos entrevistando o Sr. J.J. dos Santos, um locutor e jornalista muito conhecido em nossa cidade.
Então vamos lá!
Profissão
1. Nome Completo
2. Como foi o início de sua carreira?
3. Você encontrou muitos desafios? Quais foram os principais?
4.Com quantos anos descobriu que tinha vocação para locutor?
5.Qual o motivo que o levou a escolher essa profissão? Sua família o apoiou?
6. Para essa profissão é preciso ter dom?
7.Em quais áreas o jornalista pode atuar?
8.Essa profissão é bem remunerada?A quantos anos está na profissão?
Repórter em ação
1.Em relação a reportagem, o que é necessário para que haja uma boa reportagem? É necessário muitos repórteres?
2.Que tipo de reportagem pode ser levada ao ar?
3.Em relação a propaganda, podemos trazê-la para nossa rádio? Não tem problemas por estarmos em uma escola pública?
4.Como pode ser produzida uma reportagem? Tem um vocabulário específico? E na programação em geral, que tipo de linguagem devemos utilizar?
Técnica e Equipamentos
1.Quais os equipamentos utilizados para uma boa transmissão?
2. O que é permitido falar na rádio? Você conhece casos polêmicos de rádio, que se transformaram em processos jurídicos?
3.Como funciona os direitos autorais das músicas na rádio?
4.Quanto é pago para cantor? Ou é pago para a gravadora?
5.Podemos fazer com que uma banda com instrumentos toque ao vivo em uma rádio para transmitir ao público?
6.Que tipo de critérios se usa para escolher músicas?
7. Quais os profissionais envolvidos na produção de uma boa programação de rádio.
8. Que conselho daria para quem está começando, ou deseja ser um profissional desta área?
ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES:
Linguagem radiofônica
Os iniciantes no mundo do rádio vão entrar em contato com uma linguagem peculiar. Traduzimos aqui alguns dos jargões mais comuns e explicamos a função de cada recurso.
Assinatura - É composta pelo nome e pelo slogan do programa. É veiculada no começo da programação ou no final de um bloco. Por exemplo, "Jornal Escola, notícias quentes sobre educação".
BG - As iniciais vêm da palavra inglesa background, que significa fundo - no caso do rádio, feito pela música. A regra de utilização do BG é simples. Quando entra a fala do apresentador do programa ou do entrevistado, o volume da música abaixa para não competir com as vozes. Quando o tema do programa é alegre, músicas com ritmo acelerado podem ser colocadas de fundo. Já os mais sérios pedem uma trilha calma.
Créditos - Relação com o nome de todos os que participaram da produção, da locução e da apresentação do programa. São lidos no final da programação.
Lauda - É uma folha de papel A4, onde consta a programação. O texto deve ser claro, sem rasuras e com um bom espaço entre as linhas. É digitada ou datilografada em letras maiúsculas para facilitar a leitura. Todos os participantes (locutor, apresentador, produtor e técnico de som) devem ter uma cópia.
Spot - Pode ser um comercial ou uma mensagem institucional e tem a duração de 15 a 30 segundos. Os spots institucionais têm a função de chamar o ouvinte para a programação da rádio. Os dois tipos têm uma música instrumental de fundo e são sempre gravados.
ALGUMAS DICAS DE COMO DESENVOLVER UMA PROGRAMAÇÃO
Nas programações de uma rádio não existem espaços em branco, por isso, pode ser considerada uma ferramenta de comunicação ágil e dinâmica. A repetição e a utilização correta dos recursos utilizados, no caso, palavras e músicas, têm o objetivo de envolver o ouvinte.
As mensagens podem ser transmitidas por:
JINGLE: uma pequena canção que pode ser utilizada, para fixação e apresentação de quadros específicos da programação e/ou para dar características próprias para o início e fim da programação.
TEXTO: os textos podem ser apresentados de diversas formas, lidos por uma só voz, dialogados, dramatizados ou até mesmo improvisados, lembrando sempre que todos os envolvidos (locutor, sonoplasta, técnicos)) devem ter os roteiros das programações.
RECOMENDAÇÕES
As mensagens apresentadas devem ser imparciais inspirando a confiança do ouvinte, buscando sempre coletar o máximo de informações sobre o assunto.
Os textos para rádio apresentam uma forma de expressão e escrita próprias apresentadas em tom amistoso, sendo o redator responsável pelos textos, auxiliado por maestros, arranjadores, técnicos e sonoplastas, onde estes são parceiros na construção de uma programação dinâmica e criativa.
Ao apresentar o programa o locutor e/ou locutores deverão estar falando para um ouvinte, a velocidade de leitura deve ser normal, correspondendo em média a 100 palavras por minuto, os textos deverão ser sempre digitados em caixa alta e espaço 2, evitando erros de leitura e necessidade de refazer a gravação
LOGO PARA SINTONIZAR ... PROGRAME-SE
Tudo que está acima foi adaptado do site http://www.gilian.escolabr.com/sintonize/aulas_cepv.htm
Search the Web for Sounds em http://www.findsounds.com/ - Neste site se pode buscar vários tipos de sons para se compor os programas.
VEJA OS SEGUINTES EXEMPLOS DE ALGUMAS ESCOLAS:
-
ESCOLA BRASIL em http://www.escolabrasil.org.br/
-
Podcast nas Ondas do Rádio
http://nasondasdoradio.podomatic.com/
-
Lunch with the Queen
http://podaprenderingles2.podomatic.com/player/web/2007-10-29T10_50_19-07_00
-
CAIC MARIANO COSTA - Rádio Web Joinville
http://caicmariano.podomatic.com/player/web/2007-05-15T09_26_19-07_00
-
Rádio Recreio - Rádio Escolar PET José Emygdio / Oswaldo Cruz / Rio de Janeiro / RJ
http://RADIORECREIO.PODOMATIC.COM
ALGUMAS SUGESTÕES PARA DESENVOLVER CONTEÚDOS PARA A RÁDIO:
- Montagem de um programa para a rádio comunitária sobre o lixo: utilidades, como separar, conseqüências para a natureza, destinação.
- Montar uma discussão sobre um tema importante do cotidiano das pessoas em um contexto específico, com a presença de um convidado especialista no assunto. Por exemplo: Vc sabe o que é assédio moral? O tema deve ser pesquisado pelos alunos e devem ser planejadas algumas perguntas pra serem feitas ao especialista. Um texto inicial que pode ser veiculado, pode ser o exempo abaixo:
O assédio moral é resultado de uma "guerra invisível" nas relações de trabalho. Combatê-lo é importante para a qualidade do serviço público.
É definido como todo tipo de ação, gesto ou palavra que atinja, pela repetição, a auto-estima e a segurança de um indivíduo, fazendo-o duvidar de si e de sua competência. Muitas vezes o vítimado começa se sentir fracassado, perde o ânimo e, não raro, adoece.
As principais artimanhas que caracterizam o assédio moral são:
- marcar tarefas com prazos impossíveis;
- passar alguém de uma área de responsabilidade para funções triviais;
- tomar crédito de idéias de outros;
- ignorar ou excluir um funcionário só se dirigindo a ele através de terceiros;
- sonegar informações de forma insistente;
- espalhar rumores maliciosos;
- criticar com persistência;
- subestimar esforços.
- Isto tudo é assédio moral, e deve ser denunciado.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
2.29 Segura essa Onda: Rádio-Escola Digital na Gestão Sociocultural da Aprendizagem
Trata-se de tecnologia voltada para a implantação de rádio-escola dirigida a alunos do Ensino Fundamental. A tecnologia envolve apresentação e discussão do projeto junto à comunidade escolar; implantação da rádio digital; desenvolvimento da rádio on-line; realização de oficinas de formação para professores e gestores das escolas; realização de oficinas de formação para estudantes; produção de programas de rádio; montagem dos planos de trabalho e definição das grades de programação da rádio; acompanhamento e avaliação; além da realização de intercâmbios presenciais para troca de experiências.
Público: professores e alunos do ensino fundamental.
RESPONSÁVEL
Catavento Comunicação e Educação
Rua Costa Barros, 1088, Casa 14 - Centro
CEP: 60160-280 - Fortaleza - CE
Telefone: (85) 3252-6990
e-mail: catavento@catavento.org.br
Rádios e projetos pedagógicos em http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_basico/projetos_noar_atividade2.htm
Pensando em como implantar um projeto pedagógico com o uso do rádio em
http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_basico/resumindo_atividade4.htm
Ecologia Sonora http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_basico/ecologiasonora_atividade3a.htm
Saúde auditiva - Cuidados http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_basico/ecologiasonora_saude_cuidados.htm
PARA EXPLORAR MÍDIAS NA EDUCAÇÃO http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index6.html
8 comments
Post a comment
quais musicas voces sugerem melhores?
o que voces nos sugerem????????????duvida cruel!!!!!
Olá Danielly,
tecciencia.ufba.br/ruj/nossa-programacao
Nisso o professor Luís Gustavo está por dentro da programação que deve ser feita e com relação às músicas, vocês devem lembrar duas coisas. Primeiro que músicas tem direitos autorais e segundo que as letras sempre tem algum sentido. Fora os cuidados com esses dois aspectos, sintam-se livres para fazer a programação a gosto!
agradescimentos
obrigado
preciso de ajuda
...
Jornalista - Professor
Interessante!
´homen brasileiro
obs;
´
´o homen de ferro , ogrande homen com ougulho de dizer o brasileiro. ob´rigado por deichar eu resaltar este grande homen brasileiro.
Post a comment
Please type the two words below