Trabalhando o Conto "Missa do Galo" de Machado de Assis 

 

 

Vá lá em 

http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/contos/macn006.pdf

 

e leia o conto intitulado Missa do Galo  na página 27 do documento.

Ilustrações Renato Alarcão                                                           Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ 

Veja também este curta metragem baseado no conto. 

 

E agora vamos refletir?

Com base no conto "Missa do Galo" de Machado de Assis, responda as questões abaixo:

1) Missa de Galo é um texto literário escrito por Machado de Assis em 1894, em forma de conto. você sabe o que é um conto? Descreva as características principais do conto.

2) Quando ocorre a experiência vivida pelo Sr. Nogueira? Em que noite particularmente? Em que cidade e em que lugar ocorrem os fatos?

3) O conto retrata uma noite de Natal na casa do casal Conceição e Meneses. Ao longo da narrativa, o autor retrata o papel feminino na época.  A partir de Conceição, como a mulher era vista naquela época? 
 

4) Nogueira estava hospedado na casa do Meneses. Na noite de Natal, Nogueira deseja ardentemente participar da Missa do Galo na Corte. Mas ele quase perdeu a hora

    a) Por quê?

    b) E o que fez Nogueira lembrar-se da Missa? 
 
5) Você acha que existe alguma ambiguidade no relacionamento entre Conceição e Nogueira? Qual? De que tipo?
 
 
6) É possível dizer que toda a carga de emoções e valores que acompanha as personagens é universal ou particular? Justifique.
 
   Trabalhando em grupo 

A classe deverá ser  divididas em 3 grupos:

 
Grupo 1 - defende que D. Conceição não teve outras intenções com o Sr. Nogueira. Ela teve uma conversa normal e quem imaginou outras hipóteses foi o Sr. Nogueira.
Grupo 2 - defende a hipótese contrária: houve um envolvimento emocional e até físico com o Sr. Nogueira.
Grupo 3 - defende a hipótese que tudo não passou de sensações e que o narrador-personagem procura envolver o leitor lançando-lhe indagações e questionamentos que cada um interpretará a sua maneira.
 
Cada grupo redigirá suas considerações justificando sua argumentação e posteriormente, sob a mediação do professor fará sua defesa oral que não deverá ultrapassar 15 minutos.
 
Haverá a réplica e a tréplica.
  
Finalizando, cada grupo produzirá um artigo argumentativo.
 
 

Referências:

1. Ministério da Educação. Machado de Assis – Obra Completa. Disponível em <http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/contos/macn006.pdf>. Página 27. Acesso em 07/10/2013.
2. Escritoelido. Disponível em <http://escrevelido.blogspot.com.br/2013/09/missa-do-galo-de-machado-de-assis.html >  .Acesso em  30/03/2014.