http://saturnalia.com.br/wp-content/uploads/2009/10/Mafalda2.gifSou professora de Língua Portuguesa, trabalho no SESI-Candeias desde fevereiro de 2007. Sou casada, mãe de um menino lindo chamado Davi. Amo a minha profissão, por isso leciono por prazer. Uma das minhas paixões é uma "figurinha" chamada Mafalda. Os meus alunos já conhecem a personagem, pois sempre a utilizo nas minhas aulas. Espero que vocês conheçam um pouco dessa garota e também se apaixonem por ela.


JORNAL MURAL

April 17, 2012, by Viviane Almeida de Pádua - 13 comments

  • When:from April 24, 2012 to June 15, 2012
  • URL:
  • Address:



AVALIAÇÕES FINAIS DA I UNIDADE

April 17, 2012, by Viviane Almeida de Pádua - No comments yet

  • When:from April 18, 2012 to April 24, 2012
  • URL:
  • Address:



Medidinha certa no Fantástico

April 10, 2012, by Viviane Almeida de Pádua - One comment

Os alunos do SESI-CANDEIAS irão discutir durante o ano de 2012 sobre Saúde e Qualidade de Vida. Podemos acompanhar no Fantástico, a série Medidinha Certa.

Leiam o texto divulgado no site da Globo:

"O desafio é grande: 90 dias para entrar na “Medidinha Certa”. Domingo passado, você conheceu João Vitor, Wilame e Isabella. Três crianças com hábitos nada saudáveis. O diagnóstico do pediatra foi um alerta.

Isabella está muito acima do peso. “O coração dela está trabalhando sobrecarregado”, diz o médico. O colesterol ruim de Wilame está acima do normal para a idade dele. O caso mais preocupante é o do João, que corre o risco de ficar diabético.

O professor de educação física Márcio Atalla está pronto para colocar a criançada nos eixos! Mas antes de começar, ele faz questão de esclarecer. “Aqui ninguém vai fazer dieta. A gente vai fazer escolhas inteligentes”, afirma Atalla.

Esse é o lema que vai acompanhar os personagens pelos próximos três meses. As três novas regras da alimentação vão ficar onde mora o perigo: na porta da geladeira. “Primeira coisa: você vai levar o lanche para a escola em vez de comprar”, orienta Atalla.

Além da alimentação equilibrada, o essencial para entrar na “Medidinha Certa” é sair do sofá. Muita gente acha que os gordinhos não são ativos por preguiça, mas no laboratório de biomecânica da Universidade de São Paulo (USP), dá para ver que não é bem assim.

“Na realidade, as pessoas que têm o peso menor, que são mais magras, têm uma grande vantagem na hora de praticar qualquer movimento”, explica Atalla.

Os pesquisadores da USP estudam como o corpo das crianças reage ao impacto dos exercícios. O resultado mostra que o gordinho recebeu o dobro da carga nas articulações, comparando com o menino mais magro, ou seja: para a criança acima do peso, é muito mais cansativo fazer atividade física e mais difícil perder calorias.

Com a orientação do Marcio Atalla, Isabella, Wilame e João Vitor estão prontos para suar a camisa. Wilame já pratica diversos esportes e nesse quesito está com a maior moral. Já a Isabella, que adora ficar na frente do computador, precisa de um empurrãozinho.

Em 2009, a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, do IBGE, mediu peso e altura de quase 60 mil alunos do nono ano do Ensino Fundamental nos 26 estados e no Distrito Federal. O sobrepeso e a obesidade despontaram entre os principais problemas. Uma média de 7,2% de alunos obesos em cada capital. O maior índice ficou com Porto Alegre: dois em cada dez estudantes gaúchos, no universo da pesquisa, estavam acima do peso. A nutricionista Vânia Frantz explica que o frio inibe a prática de exercícios físicos.

Porto Alegre está levando a sério o combate à obesidade infantil. Em uma escola estadual que aparece na reportagem, os alunos passam por um check up regularmente e, na merenda, a preferência é por alimentos orgânicos e integrais. Para mudar a realidade, o envolvimento dos pais é fundamental."

Texto do site:

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1679574-15605,00-CRIANCAS+ACIMA+DO+PESO+TEM+MAIS+DIFICULDADE+DE+PRATICAR+EXERCICIO+FISICO.html



BIOGRAFIA DA MAFALDA

May 20, 2010, by Viviane Almeida de Pádua - 9 comments

Mafalda é uma tira de histórias em quadrinhos escritas e desenhadas pelo cartunista argentino Quino. As histórias, apresentando uma menina (Mafalda) preocupada com a Humanidade e a paz mundial que se rebela com o estado atual do mundo, apareceram de 1964 a 1973, usufruindo de uma altíssima popularidade na América Latina e Europa.

Mafalda foi muitas vezes comparada ao personagem Charlie Brown, de Charles Schulz, principalmente por Umberto Eco em 1968 [1].

o personagem, cujo nome foi inspirado pela novela Dar la cara, de David Viñas, e alguns outros, foi criada em 1962 para um cartoon de propaganda que deveria ser publicado no diário Clarín. No entanto, Clarín rompeu o contrato e a campanha foi cancelada.

Mafalda somente se tornou um cartoon de verdade sob a sugestão de Julián Delgado, na época o editor-chefe do hebdomadário Primera Plana e amigo de Quino. Foi publicado no jornal de 29 de Setembro de 1964, apresentando somente as personagens de Mafalda e seus pais, e acrescentando Filipe em Janeiro de 1965. Uma disputa legal surgiu em Março de 1965, e assim a publicação acabou em 9 de Março de 1965.

Uma semana mais tarde, dia 15 de Março de 1965, Mafalda começou a aparecer diariamente no Mundo de Buenos Aires, permitindo ao autor cobrir eventos correntes mais detalhadamente. As personagens Manolito e Susanita foram criadas nas semanas seguintes, e a mamãe de Mafalda estava grávida quando o jornal faliu em 22 de Dezembro de 1967.

A publicação recomeçou seis meses mais tarde, em 2 de Junho de 1968, no hebdomadário Siete Días Illustrados. Como os quadrinhos tinham que ser entregues duas semanas antes da publicação, Quino era incapaz de comentar as notícias mais recentes. Ele decidiu acabar com a publicação das histórias em 25 de Junho de 1973.

Desde então, Quino ainda desenhou Mafalda algumas poucas vezes, principalmente para promover campanhas sobre os Direitos Humanos. Por exemplo, em 1976 ele fez um pôster para a UNICEF ilustrando a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Na Cidade de Buenos Aires existe uma praça chamada Mafalda [2]

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mafalda. Pesquisa realizada no dia 17.05.10.