Olá, eu sou a Wine Santos!
Estou cursando o ensino médio, e adoro fazer pesquisas aqui pelo teccencia,não tenho muito tempo para postar nem atualizar o meu perfil, mas realmente vou voltar aou meu maior ambiente de estudos. Vou postar coisas que eu faço para estudar e que super me ajudam, links, atividades e algumas curiosidades. E desde já agradeço a você por visitar a minha página, espero que goste!
Assuntos e atividades de português da 2° Unidade
April 27, 2012 - No comments yetAsssuntos
- Periodo composto por subordinação;
- Orações subordinativas substantivas: subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa, apositiva;
- Orações subordinadas adjetivas;
- Ortografia;
- Pontuação;
- Textos: Notícia; reportagem; obras de teatro;
- Paradidático: O último voo do flamingo.
Atividades
1. Atividades: 2,5
2. Teste: 2,5
3. Projeto: 5,0
Bullying
April 26, 2012 - No comments yet
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato debullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.
Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Algumas curiosidades sobre nosso cotidiano...
April 26, 2012 - No comments yetNós vivemos em um mundo muito agitado e ás vezes acabamos passando por coisas que nós não teríamos nem idéia que poderiam acontecer ou que existem simplesmente.
Veja abaixo algumas coisas que existem no nosso mundo e nós nem nos damos conta:
1- Saiba que o amendoim é um dos principais ingredientes para produzir a dinamite;
2- A orelha de um gato possui mais de 300 músculos;
3- Existem no mundo mais galinhas do que seres humanos;
4- O artista Leonardo da Vinci foi o inventor das tesouras;
5- As borboletas sentem o sabor das coisas pelas pontas de seus pés;
6- Uma pessoa que mora em uma metrópole como São Paulo, por exemplo, passa aproximadamente seis meses de sua vida diante de um semáforo;
7- Um peixinho dourado possui a memória mais fraca do mundo, sendo que essa dura apenas 3 segundos;
8- Se um dia a população da china fizesse uma fila única, esta nunca acabaria, pois a população tem uma grande velocidade de reprodução;
9- O nome completo do Pato Donald é: Donald Fauntleroy Duck;
10- Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado;
11- No ano 1997, as linhas aéreas americanas economizaram US$ 40.000 eliminando uma azeitona de cada salada;
12- É impossível espirrar com os olhos abertos;
13- Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de baunilha.
O que é conhecimento e sabedoria.
April 26, 2012 - No comments yetConhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).
A sabedoria consiste em saber o que fazer com qualquer conhecimento, como utilizá-lo de forma prudente, moderada e profícua, útil.
Preste atenção nessa pequena história...

Não confunda jamais conhecimento com sabedoria.
Um ajuda a ganhar a vida; o outro a costruir uma vida.
Sandra cary.
Você sabia que a coruja é o simbólo do conhecimento e da sabedoria?
Por influência da mitologia grega, tanto que Atena, deusa da guerra e da sabedoria, tinha uma coruja como mascote. Os gregos consideravam a noite como o momento do pensamento filosófico e da revelação intelectual e a coruja, por ser uma ave noturna, acabou representando essa busca pelo saber.
Faça valer. ( Banda Scracho)
April 20, 2012 - No comments yet
Faça valer o seu ingresso
O show está bem no início
Viver atras do seu progresso
Esse é o compromisso
Vem fazer valer
Vamos achar nosso lugar
Vai permanecer
Essa vontade de encontrar
A luz no fim do túnel e nunca se entregar ao fim
Eu posso até me machucar
Mas vou sem medo do perigo
Pra quem vier me derrubar
Levanto e enfrento com um sorriso
Porque alguém vai me julgar
Se nessa vida eu só insisto
Em ser feliz me apaixonar
E envelhecer com os meus amigos
Daqui pra frente eu vou fazer historia
Quem não entende pode ir embora
Sonho em ser mais feliz
Sou um eterno aprendiz
Baiano, é escolhido para estágio na Nasa!
April 18, 2012 - One comment
Estudante de graduação da Ufba viajou para os EUA após receber bolsa.
'Quando entrei na faculdade, eu já sonhava com um titulo de PhD', diz.
O estudante baiano Carlos Vinicius Andrade Silva, de 22 anos, foi escolhido para estagiar no Ames Research Center, um dos centros da Agência Espacial Americana (Nasa) que fica no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O jovem foi para o país há três meses através do programa “Ciências sem Fronteiras”, projeto do Governo Federal que pretende promover a ciência e tecnologia através do intercâmbio e da mobilidade internacional.
O estudante de graduação do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) é o primeiro aluno da instituição a conseguir uma "bolsa sanduíche" através do Ciências sem Fronteiras. Com o benefício, Carlos deve ficar um ano estudando nos Estados Unidos e, passado este período, deve retornar para o Brasil com as despesas pagas.
“Ainda é difícil de acreditar. Comecei a colocar o pé no chão quando minha universidade divulgou no site, e no Facebook meus amigos começaram a mandar os parabéns junto com familiares, colegas de escola e até os professores. Minha familia ficou muito feliz, foi algo muito inesperado” lembra. O estágio na Nasa será realizado entre os meses de junho e agosto deste ano.
Em entrevista ao G1, o estudante relata que a oportunidade de estágio na Nasa surgiu a partir de 24 de fevereiro de 2012, quando ele começou a trocar e-mails com uma pesquisadora que trabalha na agência espacial.
“O processo se iniciou, por mais incrível que possa parecer, com uma troca de e-mails entre estranhos, eu, e a pesquisadora da Nasa. Eu me interessava pelo trabalho dela e na troca de e-mails, ela conheceu um pouco mais sobre mim e me concedeu a oportunidade” afirma Carlos Vinicius.
O programa do governo cobre todas as despesas do estudante fora do país, desde as passagens de ida e volta até gastos com dormitório, alimentação e plano de saúde. Segundo Carlos, ele ainda recebe a quantia de 300 dólares por mês. “O custo de vida é literalmente zero graças à bolsa. É um sonho para qualquer estudante brasileiro” comenta.
Objetivos

(Foto: Arquivo Pessoal)
Atualmente, Carlos estuda no Stevens Institute of Technology na cidade de Hoboken, no estado de New Jersey, e segundo ele, o clima da cidade é bastante agradável.
“Ela é pequena, mas é ao lado de Nova York. Por conta de minha infância de interior, eu gosto muito de cidades pequenas e quietas com pouco trânsito e que dá para caminhar pela cidade. Então, gosto de sair para caminhar sempre que possível” comenta.
Ele também comenta que mesmo com a responsabilidade e seriedade com os estudos, nunca deixou de fazer as coisas de que gosta, mas ressalta que não tem como fugir de rótulos que são dirigidos a estudantes que se dedicam muito aos estudos.
“Passei muito tempo fazendo coisas do tipo 'CDF'. Mas, me dava tempo para sair com meus amigos e ver um filme sempre que podia. Também sempre conversava muito com eles, nem que fosse por e-mail. Quando entrei na faculdade, eu já sonhava com um titulo de PhD. Eu tinha objetivos, e tinha metas. Queria vir para fora do país para aprender aqui e voltar para o Brasil como pesquisador e professor na universidade na qual aprendi a ser o que é cientista da computação. Sabia que ia ser difícil e que eu teria que fazer muitos sacrifícios no caminho. Se ser 'CDF' é ter optado por me dar menos luxo de lazer para atingir meus objetivos, posso dizer que sou sim” afirma.
Carlos não relaxa com os estudos e mantém uma rotina intensa de atividades e ainda arranja tempo para participar das atividades de um grupo de pesquisa que é distribuído em duas universidade diferentes, Hawaii University e na Drexel University.
“Como a Drexel University é aqui perto, dei sorte e posso participar de reuniões off line às vezes. Aqui na Stevens, comecei um projeto de pesquisa também relacionado a minha área, então isso também me toma tempo. Por fim, me permitiram pegar matérias de mestrado aqui. Resolvi aproveitar a chance para, ao fim do ano, ter cursado as mesmas matérias que um aluno fazendo mestrado em minha área de pesquisa cursaria para ajudar em meus problemas e questionamentos de pesquisa, visto que ainda sou aluno de graduação e as matérias não são focadas no meu campo de pesquisa”, relata.
Quando questionado sobre o que teria motivado uma pesquisadora da Nasa a escolhê-lo de maneira informal para um programa de estágio na agência, ele também se mostra surpreso.
“Conversamos pouco através de troca de e-mails e foi tudo muito rápido na verdade, acredito que tudo ocorreu em menos de um mês. Também como disse anteriormente, eu tinha alguns méritos acadêmicos que acho que chamaram a atenção dela, e minha historia desde que comecei a universidade também lhe interessou”.
Reconhecimento

Technology (Foto: Arquivo Pessoal)
Segundo o professor Eduardo Almeida, coordenador do mestrado de Ciências da Computação da UFBA e orientador de Carlos, a escolha do estudante baiano para compor o programa de estágio da Nasa não causa espanto e só comprova o talento e dedicação do graduando. “Carlos é um estudante muito esforçado. Em minha opinião, ele é o melhor estudante de Ciências da Computação da Ufba”.
O professor relata um momento que, segundo ele, já seria um anúncio de que grandes oportunidades fariam parte da carreira do estudante baiano. “Sempre recebemos muitos estudiosos e pesquisadores de várias partes do mundo no Instituto de Ciências da Computação da Ufba. Lembro que em 2010, o diretor do Centro de Engenharia de Software da Universidade do Sul da Califórnia, Nenad Medvidović, esteve aqui [na universidade] e após algum tempo conversando com ele, o convidou para quando terminasse a graduação fosse direto para o doutorado na USC, sem sequer passar pelo mestrado. O que só comprova a dedicação dele” afirma Eduardo Almeida.
Ele também afirma que é gratificante participar desse momento na vida do orientando e tem certeza que o conhecimento adquirido por Carlos no período em que estiver na Nasa será multiplicado no Brasil. “Isso pra mim é extremamente gratificante, eu tento abrir as portas e oferecer as oportunidades para os alunos. Abrir caminho e oferecer possibilidades de estudos em centros de excelência e depois esses mesmos estudantes voltarem e nos ajudar a construir nossos centros de excelência no Brasil, em especial na Bahia, é crucial para nós”.
Família
O estudante recebeu a informação de que havia sido escolhido para o estágio na Nasa na semana passada e a única forma de comemorar a conquista com a família foi através da internet. A ferramenta tem sido a única forma de contato com quem está em Salvador. Carlos é filho único da farmacêutica Carmozita Duarte, que durante entrevista ao G1 não escondeu o orgulho e a emoção que sente pela conquista do filho.
“Ainda é difícil falar. É uma felicidade ímpar. Eu imaginava que ele conseguiria algo grande pela determinação dele, mas não imaginava a Nasa” relata.
Carlos diz que os pais saíram das cidades de Curaçá e Juazeiro no interior da Bahia, para a Salvador, e até então, nenhum familiar havia saído do país. Ele também afirma que a notícia foi algo inesperado para todos, inclusive para ele
“Mais emocionado pela conquista por mim, fiquei por meus pais. Seus colegas de trabalho lhes parabenizaram enquanto estavam trabalhando. Eles sempre fizeram muito por mim, e sei que tiveram que fazer decisões difíceis e sacrificado oportunidades depois que nasci. Sempre quis ter tido a chance de lhes dar o devido reconhecimento pelos sacrifícios que fizeram para me ajudar sem ser através de dinheiro. Hoje, acho que consegui”.
Para o pai de Carlos Vinicius, o engenheiro mecânico Antônio Carlos, a entrada do filho no programa de estágio na Nasa cumpre algo que ele profetizou ainda na infância. “Uma vez quando ele tinha 10 anos e nós estávamos assistindo Independence Day, eu disse que ele iria proteger o planeta dos extraterrestres e agora isso se confirmou” brinca Antônio Carlos.
O engenheiro afirma ainda que o filho não era um estudante tão aplicado durante o período escolar, mas ressalta que a mudança ocorreu a partir do terceiro ano do ensino médio. “Ele não ligava muito para estudos, foi no terceiro ano que resolveu se dedicar. Ele não era um aluno tão aplicado, de jeito nenhum. Foi uma virada de 180º. No final do terceiro ano, ele passou em vários vestibulares. Mas acredito que o maior mérito dele foi superar as dificuldades e algumas limitações da Ufba e conseguir hoje ir para a Nasa” finaliza.
Determinação
April 15, 2012 - No comments yet
Ser determinado é ter metas claras e definidas e uma convicção plena de que irá alcança-las. A pessoa determinada possui uma vontade inquebrantável de atingir seus abjetivos e tira motivação dessa fonte inesgotável de energia.
Hoje pensei muito sobre determinação. E acredito que ela nos move... Este ano nós do 9° ano precisamos disso.
"O homem é realizador na sua essência.No decorrer da nossa existência encontramos muitas oportunidades, mas também situações difíceis e barreiras que devem ser rompidas. Para que eu possa conquistar um objetivo a minha determinação para atingir o alvo deve ser maior que as situações que venham surgir no meu caminho."
"Determinação coragem e auto confiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuidos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los. Independentemente das circustancias,devemos ser sempre humildes,recatados e despidos de orgulho."
Dalai Lama
"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve.
A vida é muita para ser insignificante."
Charles Chaplin
"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis."
José de Alencar
"Não fuja de seus problemas nem se desespere. Encare-os de frente com coragem e determinação, pois se não resolvê-los no dia de hoje, certamente terá que fazê-lo no dia de amanhã porque eles continuarão existindo enquanto não forem resolvidos, prolongando o seu sofrimento".
Anne
Fontes: http://www.excellencestudio.com.br/determinacao/o-que-e-determinacao.htm/
http://complexavidasimples.blogspot.com.br/2009/08/determinacao.html
É violência que não acaba mais. Aluna de autoescola é atingida por bala perdida durante aula de direção.
April 14, 2012 - No comments yet
Uma jovem de 19 anos foi atingida por uma bala perdida enquanto fazia aulas de direção na noite de sexta-feira (13), no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba. Os tiros foram disparados durante um assalto em pizzaria da região.
Veja a reportagem do Paraná TV 1ª edição, da RPC TV De acordo com a Polícia Militar (PM), a bala atingiu primeiramente o carro da autoescola e depois a cabeça da aluna. A jovem foi levada ao Hospital Cajuru, passou por uma cirurgia e passa bem. O instrutor da autoescola, Thiago Maier, disse que percebeu a movimentação dos assaltantes antes da troca de tiros. "Vi que dois rapazes estavam correndo e avisei a aluna para ela acelerasse que deveria ser alguma confusão. Logo depois nós já escutamos os disparos de arma de fogo", contou. Antes de atingir a vítima, a bala perfurou a lataria do carro e o banco traseiro. A rua onde o carro foi atingido fica próxima ao terminal de ônibus Capão da Imbuia, onde são realizadas as provas práticas do Detran. Até as 13h deste sábado (14), os policiais não tinham pistas dos ladrões. Video com imagens do acontecimento no site:
Lula participa de 1º evento público após tratamento
April 14, 2012 - No comments yet
Lula, Haddad e Marta participam de inauguração de CEU no ABC
Petistas subiram juntos no palanque para inauguração de escola.
Lula interrompeu discurso após voz falhar.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) e o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PT, o ex-ministro Fernando Haddad, participaram na manhã deste sábado (14) da inauguração de um Centro Educacional Unificado (CEU) em São Bernardo do Campo, no ABC.
A escola leva o nome da mãe da ex-primeira dama Marisa Letícia – Regina Rocco Casa. Dona Marisa também participava do evento.
Essa é a primeira aparição de Lula em um evento público após o tratamento contra o câncer de laringe que realizou desde outubro de 2011 quando o tumor foi diagnosticado. No final de março, exames realizados pelo ex-presidente no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, mostraram a "ausência de tumor visível". Lula, entretanto, continua indo ao hospital para sessões de fonoaudiologia e faz avaliações periódicas. A cura do câncer só é anunciada pela equipe médica cinco anos após o sumiço do tumor, conforme informou o hospital no mês passado.
Para saber mais acesse: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/04/lula-haddad-e-marta-participam-de-inauguracao-de-ceu-no-abc.html
Galileu Galilei
April 13, 2012 - 2 comments
Galileu foi um dos grandes protagonistas das mudanças do seu tempo. Não encontramos na sua obra uma filosofia sistemática, mas a sua vida, a sua obra no domínio da ciência e o seu método de pesquisa constituem uma referência fundamental na viragem da ciência medieval para a do mundo moderno. Galileu nasceu em Pisa. Seu pai, Vizenzo, era um reputado musicólogo e compositor, mandou-o para uma escola de jesuítas no Mosteiro de Vallombrosa (Florença). Estudou depois medicina na Universidade de Pisa, aproveitando para aprofundar a observação dos fenómenos da natureza e estudar os textos dos grandes autores clássicos, como os de Arquimédes (séc.III a.C). No segundo ano do curso, que não concluiu, descobriu que um pêndulo oscila com uma frequência constante (lei do isocronismos das pequenas oscilações). Quando regressou à casa materna, prossegue os seus estudos e inventa uma balança hidrostática. A sua vasta cultura matemática proporcionou-lhe a admiração dos matemáticos do tempo. Em 1589 é-lhe confiada a cadeira de matemática na Universidade de Pisa, e três anos depois a de Pádua. Nesta Universidade estuda o movimento dos corpos em queda, utilizando planos inclinados. Desenvolve as primeiras ideias sobre o princípio da inércia. Em 1609, em Veneza, descobre o telescópio, que não tarda em aperfeiçoar e utilizar nas suas investigações dos astros. No ano seguinte publica "O Mensageiro das Estrelas", onde descreve a lua, concluindo que a mesma é idêntica á terra e não diferente como afirmava a teoria ptolemaica. Revela a existência de 4 satélites em volta de Júpiter, os anéis de Saturno e a proliferação de estrelas na Via Láctea. A partir de 1610 torna-se matemático e engenheiro do Duque de Florença, trabalhando na manutenção do Palácio e nos mecanismos dos seus jardins. Ao mesmo tempo prossegue as suas investigações que confirmam a hipótese heliocêntrica de Copérnico. Em 1611 publica um inovador trabalho sobre hidrostática "Coisas que Flutuam na Água". Dois anos depois revela a existência das manchas solares, na sua obra "História das Manchas e Acidentes do Sol". Em 1632 publica a obra "Diálogo Sobre os Dois Máximos Sistema do Mundo: o Ptolemaico e o Coperniciano" onde refuta a concepção aristotélica-ptolomaica do cosmos. A Igreja acabou por o condenar à prisão perpétua, mas foi depois absolvido depois de negar em publico as suas afirmações sobre o movimento da terra. Nos quatro anos seguintes, escreve outra das suas importantes obras: Diálogos Sobre as Duas Novas Ciências. |
Grandes contribuições de Galileu para o avanço do conhecimento:
1. Física. Conseguiu como ninguém formular uma descrição matemática dos corpos, tendo descoberto a primeira lei da física moderna: a lei do movimento uniformemente acelerado.
2. Concepção da Natureza. Embora nunca tenha precisado o que entendia por Natureza, afirma todavia que a mesma tinha uma estrutura matemática e só através do recurso à matemática podia ser compreendida. A unidade fundamental da natureza residia no seu carácter matemático. Esta concepção matemática da natureza espelha a profunda influencia do pitagorismo sobre Galileu.
, "A filosofia está escrita nesse grandioso livro que se mantém continuamente aberto perante os nossos olhos (quero dizer, o Universo), mas não se pode entendê-lo se primeiramente não se cuida de entender a língua e conhecer os caracteres em que está escrito. Está escrito em linguagem matemática, e os caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem as quais é impossível entender humanamente alguma palavra; sem estes meios é dar volta em vão num obscuro labirinto". Galileu Galilei, O Ensaiador, IV. . |
3. Atributos Reais e Qualidades Secundárias. A matematização galilaica da natureza acabou por acelerar de forma notável o seu estudo, pois permitiu anular a confusão que as palavras implicam na sua descrição. A Física torna-se desta maneira matemática. Contudo a matematização da natureza colocava um problema novo: o da objectividade. Até que ponto os conceitos matemáticos correspondiam à realidade que descreviam? Galileu ultrapassa a questão abrindo uma ruptura entre os dados da ciência quantitativos e os dados dos sentidos qualitativos (cores, sabores, etc). Neste ponto retoma uma distinção atomista entre atributos reais e qualidades secundárias.
Os atributos reais são a figura (geométrica), a grandeza e o movimento. Dados que são quantificáveis e universais (entendidos por todos da mesma maneira)
As qualidades secundárias são as cores, cheiros, sabores e outras que são percebidos de modo diferente por cada pessoa, e portanto não são susceptíveis de serem universalizados.
A ciência só atende e estuda os atributos reais dos corpos ignorando as suas qualidades secundárias.
Globalização
April 13, 2012 - No comments yet
A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.
A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista tornou-se predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.
A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.
As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.
O incremento no fluxo comercial mundial tem como principal fator a modernização dos transportes, especialmente o marítimo, pelo qual ocorre grande parte das transações comerciais (importação e exportação). O transporte marítimo possui uma elevada capacidade de carga, que permite também a mundialização das mercadorias, ou seja, um mesmo produto é encontrado em diferentes pontos do planeta.
O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.
Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Jornal na escola
April 5, 2012 - No comments yet
O projeto foi inciado hoje pelos alunos da 8° série, 9° ano:
Laísa Mariana (C)
Isaque Santana (C)
Kalyane Avles (A)
Lilian Gabriela (C)
Kelwin Santos (B)
Jandiellen Santos (A)
Bruna Evangelista (A)
Wine Santos (A)
Vanessa de jesus (C)
Datas comemorativas e feriados do mês de abril:
April 1, 2012 - 9 commentsDatas comemorativas:
Domingo, 01 de Abril: Dia da Mentira
Segunda, 02 de Abril: Dia do Propagandista
Segunda, 02 de Abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Sábado, 07 de Abril: Dia do Corretor
Sábado, 07 de Abril: Dia do Jornalista
Sábado, 07 de Abril: Dia Mundial da Saúde
Sábado, 07 de Abril: Dia do Médico Legista
Domingo, 08 de Abril: Dia da Natação
Domingo, 08 de Abril: Dia Mundial do Combate ao Câncer
Terça, 10 de Abril: Dia da Engenharia
Quinta, 12 de Abril: Dia do Obstetra
Sexta, 13 de Abril: Dia do Office-Boy
Quarta, 18 de Abril: Dia de Monteiro Lobato
Quinta, 19 de Abril: Dia do Índio
Sexta, 20 de Abril: Dia do Diplomata
Sábado, 21 de Abril: Dia do Metalúrgico
Domingo, 22 de Abril: Descobrimento do Brasil
Segunda, 23 de Abril: Dia de São Jorge
Segunda, 23 de Abril: Dia Mundial do Escoteiro
Quarta, 25 de Abril: Dia do Contabilista
Quinta, 26 de Abril: Dia do Goleiro
Sexta, 27 de Abril: Dia da Empregada Doméstica
Sábado, 28 de Abril: Dia da Educação
Sábado, 28 de Abril: Dia da Sogra
Feriados:
Sexta, 06 de Abril: Sexta-feira da Paixão
Domingo, 08 de Abril: Páscoa
Sábado, 21 de Abril: Tiradentes
Refacção do teste do 9° ano A
April 1, 2012 - No comments yetRefacção do teste da professora Viviane de Pádua, dia 03 de abril de 2012.
Assunto: conjunção.
Blog?
April 1, 2012 - 2 comments
O que é?
Blog é um tipo de página de internet que pode ser atualizada rapidamente por pessoas sem conhecimentos técnicos, com artigos organizados cronologicamente, sempre com o mais recente exibido no topo da página. Esses artigos, chamados de posts, tratam de assuntos e temas variados de acordo com o tipo de blog em que são publicados. Inicialmente os blogs eram identificados com diários online, pois eram predominatemente sites pessoais. Hoje em dia existem blogs corporativos, blogs de notícias, blogs de música, de vídeo, de fotos, etc.
O formato :
Um blog geralmente é composto de duas ou três colunas verticais. A principal e mais larga é reservada para os posts, enquanto que nas demais aparecem listas de links para outros blogs ou sites sobre o mesmo tema (ou não), menus de navegação, arquivos do blog, etc.
- Comentários:
- Comentários:
Uma característica importante dos blogs é a possibilidade das pessoas deixarem comentários sobre os posts publicados, criando uma interação entre o blogueiro (dono do blog) e o seu público. Essa característica é que define o blog como uma importante mídia social, que promove a formação de redes de pessoas que compartilham o mesmo interesse na internet.
- Importância :
- Importância :
Os blogs desempenham um papel importante hoje em dia, pois tornam as notícias independentes das fontes tradicionais, como rádio, TV e mídia impressa, democratizando a informação.
- Como ter um :
- Como ter um :
Qualquer pessoa pode ter um blog, existem vários sites que fornecem um espaço e a ferramenta para criação e edição de blogs de forma gratuíta. Alguns dos mais populares são: Blogger e WordPress. Como esses serviços são totalmente online, você não precisa ter um computador com internet na sua casa para ter um blog. Você pode ter seu blog mesmo que só possa acessar a internet em locais públicos, como na escola, bibliotecas, telecentros e lan houses. Comece o seu!
Conjunções
March 31, 2012 - One commentAs conjunções:são vocábulos de função estritamente gramatical utilizados para o estabelecimento da relação entre duas orações, ou ainda a relação dois termos que se assemelham gramaticalmente dentro da mesma oração. As conjunções podem ser de dois tipos principais: conjunções coordenativas ou conjunções subordinativas.
Conjunções coordenativas: são os vocábulos gramaticais que estabelecem relações entre dois termos ou duas orações independentes entre si. Podem ser classificadas dos seguintes tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas, explicativas.
Conjunções subordinativas: possuem a função de estabelecer uma relação entre duas orações, relação esta que se caracteriza pela dependência do sentido de uma oração com relação a outra.São classificadas em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, conformativas, consecutivas, proporcionais, finais e integrantes.